Outros
LUBRIFICANTE ADEQUADO É UM ALIADO NA ESTRADA
Óleo garante alta performance do carro em terreno irregular
Texto: Imprensa Affinia
Muitas vezes somos pegos de surpresa e ficamos com nossos carros atolados em estradas com barro ou areia. Isso ocorre porque o eixo diferencial traseiro do veículo transfere o torque para a roda com menor tração. Em veículos com eixos diferencias Spicer Trac-lok, presente na grande maioria de picapes e utilitários esportivos, o torque é distribuído para a roda com maior aderência, diminuindo as chances das rodas patinarem.
Os componentes especiais que caracterizam o sistema Trac-lock só funcionam adequadamente com o óleo especialmente desenvolvido para esse tipo de diferencial. Qualquer outro óleo não recomendado pelo fabricante inibe o funcionamento do sistema e diminui a vida útil dos componentes do diferencial.
É importante ficar atento para a especificação na embalagem do óleo. As letras LS (Limited Slip – do inglês Deslizamento Limitado) estão sempre impressas no rótulo, caso contrário, o óleo se aplica somente ao eixo diferencial convencional, eixo que equipa a maioria dos veículos e funciona bem apenas em pavimentos com boa aderência. Lembrando que algumas linhas de carro de passeio já utilizam do recurso Track-lock, aumentando as condições de desenvoltura do veículo em solos irregulares.
Os intervalos de troca e as marcas recomendadas pelo fabricante do veículo podem ser consultados no Manual do Proprietário.