Outros

Mundial de GT1 da FIA encerrará temporada 2010 no Brasil

Derani, Hermann e Ratel durante anúncio

Texto e foto: Edmur Hashitani

Após o anúncio de que a Fórmula Indy abrirá sua temporada em São Paulo, neste sábado foi a vez do Mundial de GT1 da FIA informar que desembarca na capital paulista no próximo ano. A confirmação foi feita por Stephane Ratel, presidente da SRO – empresa que organiza o campeonato na Europa – durante a realização do Itaipava GT Brasil. Antonio Hermann, Walter Derani, sócios da vertente latino americana da empresa, também participaram da entrevista.

O evento será realizado em Interlagos no final do ano, concomitantemente com a última etapa da temporada 2010 da Itaipava GT Brasil. Este será o primeiro campeonato mundial de GT1, já que até este ano a FIA organizava o campeonato de GT, onde carros de GT1 e GT2 corriam juntos. Seis marcas – Aston Martin,Ferrari, Ford, Lamborghini, Maserati, Nissan e participarão do campeonato, com quatro carros cada, formando um grid de 24 veículos.

Ratel também falou do interesse de ter entre três e quatro pilotos brasileiros correndo na categoria, além de esperar ter uma equipe totalmente brasileira, com pilotos e patrocinadores tupiniquins. Este ano, Enrique Bernoldi e Roberto Streit participaram de algumas etapas e venceram a prova disputada em Paul Ricard, na França, em outubro.

Em 2009 todas as provas do FIA GT foram disputados em solo europeu. Agora, quatro continentes serão visitados pelo novo mundial. Além do Brasil, receberão a GT1 os Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Inglaterra, República Checa, França, Canadá, Bélgica, Alemanha, Portugal, Hungria e China.

Para justificar a escolha, Ratel afirmou que o país está na moda, já que receberemos a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e também lembrou que há alguns anos o GP do Brasil de Fórmula 1 é eleito o melhor da temporada. Com o anúncio, 2010 coloca o país em evidência no cenário internacional do automobilismo, recebendo etapas dos mais importantes campeonatos do mundo.

Mudanças na GT3

A GT3 Brasil também passará por mudanças em 2010. Os carros que hoje disputam o Trofeo Maserati se juntarão ao grid da GT3, mas formando a categoria GTBR4, e deixará de ser monomarca, abrigando também veículos como BMW’s. A expectativa é de que mais de trinta carros alinhem para a prova de abertura da temporada. A GT3 passará a se chamar BRGT3. Ambas as categorias seguirão os regulamentos utilizados pelos campeonatos com chancela da FIA.

Além disso, uma categoria de motos, a TNT Superbike, será incorporada aos eventos do Itaipava GT Brasil. A primeira prova, ainda extra-campeonato, será realizado neste domingo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile