Connect with us

Outros

Nacionalização é tema do encontro de fornecedores Bosch

Published

on

Empresa quer aumentar o volume de compras local

Texto: Imprensa Bosch

A Robert Bosch América Latina, empresa que atua nos segmentos automotivo, bens de consumo e construção e tecnologia industrial, realiza hoje o seu encontro anual de fornecedores. Nesta edição, o tema central do evento é a nacionalização. Queremos reduzir a importação e aumentar o volume de compras local em cerca de R$ 140 milhões por ano, afirma Paulo Rocca, diretor de Compras da Robert Bosch América Latina.

Desenvolver fornecedores locais faz parte da política da Bosch, sempre com o objetivo de reduzir a complexidade e os custos de abastecimento da empresa e gerar empregos e investimentos no país onde ela está instala da. A Bosch no Brasil alcançou nos últimos 10 anos um aumento de 35% no seu índice de nacionalização de compras, o que representa mais de R$ 350 milhões, porém, ainda há itens que, até o momento, não apresentavam viabilidade econômica para nacionalização.

O encontro que a Bosch está realizando hoje é uma iniciativa de integrar a cadeia de suprimentos em busca dessa viabilidade. Vários estandes, divididos por segmentos usinagem, estamparia, forjaria fundição, injeção de alumínio, elementos de fixação, plásticos, borracha e fricção, expõem aos cerca de 120 fornecedores presentes no evento, os itens que cada divisão de negócio da Bosch deseja nacionalizar e que, até agora, têm sido importados por elas individualmente.

Advertisement

Reunir esses itens por segmento permitiu aumentar o volume e, consequentemente, melhorar as condições de negociação junto aos fornecedores de matéria-prima. Três importantes empresas, Gerdau, Mangels e Radici, dos segmentos de aço em barra, aço plano e plásticos de engenharia, respectivamente, aceitaram o desafio de oferecer melhores condições comerciais frente ao volume apresentado pela Bosch. Estas empresas são parceiras da Bosch neste evento de hoje e estão aqui para apresentar suas propostas técnicas e comerciais aos nossos fornecedores, diz Rocca.

Os fornecedores que decidirem investir para atender à demanda de nacionalização apresentada pela Bosch poderão contar também com a oferta de crédito do BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Social. Técnicos da instituição participam do encontro para orientar os interessados sobre a melhor maneira de acessar os produtos e programas disponíveis.

Além disso, como já é de costume, a Bosch oferecerá aos fornecedores todo o suporte técnico para o desenvolvimento do item e do seu processo de produção e controle. A empresa também conta com um Programa de Desenvolvimento de Fornecedores baseado nos princípios Lean de produção.