Componente do sistema de injeção eletrônica, a sonda lambda tem a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem pelo escapamento. Este sensor opera conforme a diferença da concentração de oxigênio entre o gás de escape e o ar externo, gerando uma tensão ou alteração da resistência em função dessa diferença. Esse dispositivo envia um sinal eletrônico à ECU (Unidade de comando), a qual define o volume de combustível a ser injetado pelas válvulas de injeção.
A durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta cond ições de manutenção favoráveis e combustível de qualidade, mas para garantir seu bom funcionamento é necessário uma revisão em média a cada 30.000 Km.
Por ficar instalada no tubo de escapamento, a sonda lambda recebe todos os gases resultantes da combustão, portanto, a primeira orientação da Bosch para aumentar a durabilidade deste item é fazer uma manutenção constante no veículo, trocando filtros, velas e cabos de ignição, além de abastecer o veículo apenas em postos de combustíveis com qualidade reconhecida. Se a sonda apresentar problemas não é possível realizar limpeza e reinstalá-la, pois o sensor de medição dos gases está instalado internamente no produto. Uma vez danificado, o problema só será resolvido com a sua substituição.
Sempre que o motorista levar seu veículo para manutenção, deve lembrar de incluir uma avaliação da sonda lambda, pois uma sonda velha ou defeituosa não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perd e a eficiência. Por isso, a sonda lambda em boas condições é essencial para gerar sinais eletrônicos determinando o volume exato de injeção de combustível, podendo gerar economia de até 15% de combustível, maior potência do motor, além de proteção ao meio ambiente e maior durabilidade do catalisador.
No momento da revisão, a Bosch recomenda que o motorista leve seu veículo em uma oficina que conta com técnicos capacitados e equipamentos adequados.