Connect with us

Outros

Movimento em oficinas cresce em 2009

Published

on

Setor da reposição automotiva registra crescimento de 4% em 2009
Texto: Imprensa GMA

O setor da reposição automotiva deve fechar 2009 com crescimento de 4% com relação ao desempenho do ano anterior. Fabricantes de autopeças, distribuidores, varejo e oficinas movimentaram 57,2 bilhões em 2009, sendo responsáveis por 934 mil empregos diretos. A previsão para 2010 é otimista, atingindo nível de crescimento de 9,5%, mais do que o dobro do resultado do que foi registrado este ano.

A participação do setor da reposição automotiva no faturamento da indústria de autopeças também aumentou nos últimos anos. Em 2007, representava 12%, passou para 13,5% em 2008 e cresceu para 15% em 2009.
Antônio Carlos Bento, diretor e conselheiro do Sindipeças e também coordenador do GMA, Grupo de Manutenção Automotiva, formado pelas entidades (Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores; Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças; SICAP – Sindicato do Comércio Atacadista Importador, Exportador e Distribuidor de peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo; Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo; Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), atribui o resultado positivo a uma série de fatores, como aumento da frota circulante nos últimos anos, maior conscientização do motorista com relação à manutenção do veículo e a inspeção ambiental de São Paulo.
O levantamento da frota circulante elaborado pelo Sindipeças revela que existem 27,8 milhões veículos no País, sendo que 20 milhões (63%) possuem mais de cinco anos uso. São esses os veículos atendidos pelo setor da reposição automotiva. Pesquisa da GIPA, órgão internacional especializado no mercado de pós-venda, indica que 66% dos motoristas preferem as oficinas de confiança para fazer a manutenção do veículo, principalmente porque procuram serviço e atendimento de qualidade. “O setor da reposição automotiva vem evoluindo para atender à demanda de veículos que possuem cada vez mais recursos tecnológicos”, afirma Bento.
A pesquisa da GIPA também mostra que houve aumento de 5,9% do número de motoristas que fizeram manutenção preventiva nos últimos anos. O programa Carro 100% / Caminhão 100%, criado, em 2008, pelo GMA e sob a chancela do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, com o intuito de conscientizar os donos de veículos sobre a importância de cuidar preventivamente do veículo, tem garantido bons resultados.
A inspeção ambiental veicular, na cidade de São Paulo, também tem contribuído para o motorista se preocupar mais com o estado de conservação do seu veículo. Outro dado importante da GIPA é o índice de acordo com a idade média da frota , sendo 51,7% com idade entre três e quatro anos, 41% com oito anos, 39% com 11 e 12 anos e 37% para veículos com mais de 15 anos.
A Ampliação da inspeção ambiental em SP deve aumentar em 20% o movimento nas oficinas que trabalham com sistemas de exaustão (catalisador e escapamento) e alimentação (motor, cabos, velas, injeção eletrônica, filtros de ar, combustível e óleo), segundo estimativas do Sindirepa-SP.
O Programa de Seleção de Oficinas para Atendimento Pré e Pós-Inspeção Ambiental Veicular criado pela entidade possui mais de 250 oficinas credenciadas que podem ser consultadas pelo consumidor no portal www.sindirepa-sp.org.br. Na cidade de São Paulo, existem 6 mil oficinas e uma frota de mais 6 milhões de veículos, entre carros, motos e caminhões. “O reparador que investir em equipamentos e prestar serviço na parte de emissões pode ter um incremento no faturamento de sua empresa”, acredita o presidente do SINDIREPA-SP Antonio Fiola.
Inspeção Técnica Veicular é retomada no Congresso Nacional
Uma das principais conquistas do programa Carro 100% / Caminhão 100% foi a retomada da discussão sobre a implantação da Inspeção Técnica Veicular no Congresso Nacional, com a realização da audiência pública pela Comissão de Viação e Transporte, no dia 14 de outubro. Dirigentes das entidades que representam o setor da reposição automotiva estiverem presentes e o coordenador do GMA Antônio Carlos Bento fez uma apresentação, mostrando os benefícios da medida para a população com redução de até 34% das mortes provocadas por acidentes de trânsito, salvando 12 mil vidas. “Dos países que possuem a maior frota do mundo, somente o Brasil e a Rússia não possuem inspeção de segurança dos veículos. O setor está mobilizado para mudar essa situação e conta com a sensibilidade dos parlamentares para que a medida seja aprovada”, conta Bento.

Principais ações em 2009 do GMA e Carro 100% / Caminhão 100%

O segundo ano do programa Carro 100% / Caminhão 100% teve uma programação intensa de atividades, tais como:
– Automec 2009: Participação de todas as entidades no estande do Carro 100% / Caminhão 100%, fortalecendo a imagem do setor da reposição automotiva;
– Treinamento a distância para 6800 reparadores;
– Convênio com o Grupo CCR para avaliações veiculares gratuitas em caminhões na rodovia Presidente Dutra, com possibilidade de expansão para veículos de passeio;
– Retomada da discussão sobre a implantação da Inspeção Técnica Veicular com reflexos positivos que resultou na resolução do Ministério Meio Ambiente que instituiu a inspeção de emissões;
– Exibição de comercial em TV de Brasília para alertar a população sobre a importância da implantação da Inspeção Técnica Veicular;
– Criação de um grupo de estudo que envolve todos os elos da cadeia para definir ações no combate à pirataria e falsificação de autopeças.
Programação para 2010
– Avaliações veiculares gratuitas mensais em caminhões na rodovia Presidente Dutra em parceria com o Grupo CCR e geração de relatórios mensais e estatísticas;
– Avaliações veiculares gratuitas mensais em carros na estação de inspeção da CET, com checagem de mais de 70 itens de segurança e apuração de dados;
– Convênio com o Senai para distribuição de bolsa de treinamento gratuitas para reparadores;
– Acompanhar a evolução da discussão para a implantação da Inspeção Técnica Veicular no País.
Advertisement