Iveco

Multijet II, o novo motor diesel do Fiat 500, com 1.300 cc, turbo BorgWarner e 95 cv.

Texto e Foto: Imprensa BorgWarner

O Multijet II, com 1.300 cm³ de cilindrada, é o novo motor diesel do Fiat 500. Trata-se de mais um exemplo europeu de motor pequeno, ecológico (Euro5), econômico e com excelente desempenho. São 95 CV a 4.000 rpm e torque de 20,4 kgm a 1.500 rpm. Segunda geração de motores Multijet, a nova versão também foi desenvolvida pela Fiat Powertrain Technologies.

Fazendo 25 km por litro de diesel em condições normais de direção, o Fiat 500 1.3 Multijet II, no entanto, surpreende ao chegar à velocidade máxima de 185 km/h, arrancando de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Para isso ele conta com o turbocompressor BorgWarner BV35, de geometria variável que, além da performance, também, atua no nível de emissões: 104g/km de CO².

O moderno motor com câmbio de seis marchas ainda está equipado com novos injetores de combustível Common Rail – até cinco injeções de alta pressão no mesmo ciclo – e com o sistema Start & Stop, que gerencia o desligamento temporário do motor e reduz o consumo em até 8%.

No Fiat 500 2010, a montadora também está estreando uma nova suspensão traseira com rodas semi-independentes e barra estabilizadora – suspensão derivada do Fiat Abarth 500 e que aumenta o conforto e o prazer ao dirigir.