Outros
PSA Peugeot Citroën amplia os limites do veículo elétrico
Por ocasião da exposição “Toute la lumière sur L’hydrogène Energie” (“Toda a luz sobre o hidrogênio energia”) que ocorre em Lyon, França, de hoje a 11 de dezembro, a PSA Peugeot Citroën apresenta um demonstrador (protótipo) dotado da tecnologia híbrida recarregável com Pilha a Combustível (PAC).
Este veículo 100% elétrico desenvolvido a partir de um Peugeot 307 CC (Coupé Cabriolet) incorpora os últimos progressos tecnológicos em matéria de Pilha a Combustível, de baterias e de armazenamento de hidrogênio.
Graças à arquitetura “Range Extender” – que utiliza o hidrogênio para prolongar a autonomia proporcionada pelas baterias – este veículo elétrico atinge um raio de ação de 500 km, próximo daquele alcançado por um veículo com motor a explosão convencional.
O projeto FiSyPAC (Fiabilização de Sistema Pilha a Combustível), iniciado em 2006, focou essencialmente a concepção de componentes de alto desempenho e rendimento. Mediante uma colaboração com laboratórios de pesquisa franceses, como a Comissão Francesa de Energia Atômica (CEA) para a Pilha a Combustível, e com parceiros industriais, como o JCS para as baterias lítio-íon, foram obtidos avanços significativos.
Assim, com menos de 1 kg de hidrogênio por 100 km, o demonstrador Peugeot 307 CC FiSyPAC se posiciona no melhor nível mundial. O Grupo PSA também conseguiu quadruplicar a duração de vida da PAC e aumentar seu rendimento em cerca de 20% com relação a 2006.
Embora sejam consideráveis, esses progressos ainda se deparam com diversos obstáculos, como o custo do sistema Pilha a Combustível e das baterias lítio-íon, a duração de vida da Pilha a Combustível e, finalmente, a criação de uma infra-estrutura de distribuição de hidrogênio ao público.
Nesse contexto, a perspectiva de industrialização e comercialização de massa poderia se concretizar a partir dos anos 2020-2025.
Para o Grupo PSA, esses trabalhos fundamentais de pesquisa sobre a Pilha a Combustível proporcionam um avanço em matéria de tecnologias ligadas ao hidrogênio e um melhor domínio das cadeias de tração alternativas, híbridas, híbridas recarregáveis e elétricas.
Essas competências serão exploradas nos diferentes projetos desenvolvidos atualmente pela PSA Peugeot Citroën: os veículos elétricos Peugeot Ion e Citroën C-Zero, que serão comercializados na Europa no final de 2010, os veículos híbridos diesel Peugeot 3008 e Citroën DS5, previstos para 2011, ou ainda o híbrido diesel recarregável que será lançado em 2012.
– Veículo híbrido com fonte de energia (bateria e/ou hidrogênio a 700 bars)
– Autonomia de 500 km em modo híbrido (75 km só com a bateria)
– Velocidade máxima de 155 km/h
– Aceleração de 0 a 80 km/h em 11,2 s
• Características técnicas:
– Armazenamento de H2: 4,2 kg a 700 bars
– Bateria lítio-íon 13 kWh – recarregável em tomada de 220V por 5 horas
– Motor elétrico síncrono de ímãs permanentes de 70 kW – 180 Nm
– Consumo: 165 Wh/km funcionando com bateria
995g de hidrogênio / 100 km em modo híbrido
– Integração de um ejetor de recirculação de hidrogênio que permite:
• Aumentar o rendimento e a duração de vida da Pilha a combustível.
You must be logged in to post a comment Login