Outros
Volkswagen foi a marca que mais cresceu no Brasil em 2009
Vendas de carros da marca crescem 19% em 2009
Texto: Imprensa Volkswagen
A Volkswagen do Brasil comercializou no ano de 2009 um total de 626.183 carros, volume que assegurou à empresa a liderança no mercado nesse segmento, com uma participação de 25,3%. O resultado representa um crescimento da ordem de 19% em relação às vendas do ano anterior e está também acima da média da indústria automobilística nacional, que subiu 12,8%. Portanto, foi a marca que mais cresceu em 2009.
Considerando as vendas totais de carros e comerciais leves, a Volkswagen também cresceu acima da média do mercado em 2009. A montadora comercializou 684.381 veículos no período, registrando um crescimento de 17% em relação a 2008, enquanto que as vendas da indústria subiram 12,7%. A participação de mercado da Volkswagen aumentou de 21,9%, em 2008, para 22,7%, em 2009.
De acordo com o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, este desempenho é resultado da estratégia de renovação e ampliação da linha de produtos da marca durante os últimos anos, trazendo, especialmente em 2009, várias novidades para o consumidor brasileiro, que passou a ter acesso a modelos com mais tecnologia, mais conforto e segurança, a preços mais competitivos. “Acima de tudo, atribuímos esse resultado à preferência dos consumidores pelos produtos da marca junto à mais ampla rede de concessionários do Brasil, com mais de 600 pontos de vendas”, completou Schmall.
Segundo ele, a estratégia de renovação e ampliação do portfólio de produtos será mantida em 2010. Para este ano já estão programados 13 lançamentos da marca. “Uma das principais novidades será a introdução da Amarok, primeira pick-up média da marca que deverá ser uma referência dentro de seu segmento”, explicou Schmall.
As exportações de veículos montados da Volkswagen chegaram a 123.173 unidades, com uma retração de 30,4% em relação a 2008. Mesmo assim, a marca manteve a posição de líder em exportações do setor automotivo brasileiro, embarcando seus produtos para cerca de 36 países da Europa, América do Sul, América Central, América do Norte, África e Oriente Médio. Os maiores clientes foram Argentina, Alemanha e México.
Investimentos no Brasil
Para manter sua trajetória de crescimento no Brasil, o presidente da Volkswagen, Thomas Schmall, anunciou investimentos de R$ 6,2 bilhões do País no período de 2010 a 2014. Os recursos serão aplicados no desenvolvimento de produtos e na expansão da capacidade produtiva. A meta da marca é vender 1.000.000 de veículos por ano no País a partir de 2014, quando o mercado total brasileiro deve chegar a 4 milhões de unidades.
Gol: 23 anos de liderança
O modelo que mais contribuiu para a liderança da Volkswagen foi o Gol, que completou o 23º ano consecutivo como carro líder de vendas no Brasil. Completamente renovado em junho de 2008, o modelo respondeu sozinho por 12,2% do mercado brasileiro de automóveis, com 303.051 unidades emplacadas. Ele ficou 99.318 unidades à frente do 2º colocado no ranking.
Depois do Gol, o modelo que mais impulsionou as vendas da Volkswagen em 2009 foi o Fox. Mesmo antes de sua renovação, ocorrida em outubro, o modelo ficou em 5º lugar no mercado, com 129.199 unidades emplacadas. Na sequência, veio o Voyage, lançado em outubro de 2008, que já é o 8º carro mais vendido do Brasil, com 85.681 unidades registradas.
Além do Novo Fox, os outros lançamentos de 2009 foram: Nova Saveiro, Novo CrossFox. Polo BlueMotion, SpaceFox Route, Polo E-Flex, Parati Titan, Tiguan, Eos, Passat CC, Fox Sunrise, Polo I-Motion, Gol Titan, Gol I-Motion e Voyage I-Motion. A marca também apresentou, na Argentina, no final do ano, a sua primeira pick-up média, a Amarok, que será lançada no Brasil no primeiro trimestre de 2010.
A Volkswagen tem quatro fábricas no Brasil: em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) e emprega 22 mil pessoas. A marca oferece o maior portfólio de produtos do País, com 22 veículos.
Principais premiações
Em 2009, a Volkswagen recebeu importantes prêmios de reconhecimento público, tais como: “Empresa de Maior Prestígio” do setor automotivo, em pesquisa nacional da revista Época Negócios; “Melhor Montadora do Ano” e “Melhor Carro do Ano – Novo Gol”, pela agência Autodata; “Melhor Carro Popular – Novo Fox”, pela Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (ABIAUTO); e o prêmio “Hall da Fama”, concedido nos Estados Unidos, pelo sucesso na aplicação da metodologia de gestão Baleanced Scorecard (BSC).
Confiança dos clientes
“A Volkswagen agradece pela confiança dos consumidores da marca em 2009 e reafirma sua estratégia de ofececer uma linha de veículos cada vez mais moderna em termos de tecnologia, qualidade, conforto e segurança, para aumentar ainda mais sua satisfação com os nossos produtos”, completou Thomas Schmall.
You must be logged in to post a comment Login