Connect with us

Outros

Bajas da FEI ganham tecnologia wireless para competir em Piracicaba

Published

on

Na 16ª edição, a Competição SAE BRASIL- PETROBRAS será disputada de 25 a 28 de fevereiro
Texto e Imagem: Imprensa SAE BRASIL

Os estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), começaram a testar os dois bajas para a 16ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS, que acontecerá de 25 a 28 de fevereiro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP. Para a edição, os veículos off road Dipton e Zaya, projetados e construídos por 21 estudantes, terão tecnologia wireless para acompanhamento de dados, carenagem feita em fibra de Curauá, novo sistema de transmissão e outras inovações.

Advertisement

Com recurso wireless, o piloto terá em tempo real, numa tela de LCD acoplada ao volante, informações como carga de bateria, tempo do motor ligado, velocidade e rotação. Outra novidade é a redução no sistema de transmissão. Os veículos, que possuíam apenas uma marcha, agora vão disputar a competição com duas. “A modificação permitiu ganhar mais torque e potência para garantir melhor desempenho nas provas de tração”, destaca Cássio de Assis, estudante de Engenharia Mecânica Automobilística e capitão da equipe FEI Baja 1. Os sistemas de freios dos carros, pela primeira vez, foram projetados pelos alunos, nos laboratórios da FEI.

Na busca de materiais ecológicos, os alunos adotaram o uso da fibra de Curauá, planta da Amazônia, na laminação do banco, e também modificaram o assoalho estrutural com o uso de honeycomb, fibra de carbono e bucha de kevlar. “As alterações são para deixar os carros mais leves, e resistentes”, explica Walace Chicuta, aluno de Engenharia Mecânica e capitão da equipe FEI Baja 2.

Advertisement
Advertisement