Connect with us

Outros

BorgWarner comemora 35 anos de produção no Brasil

Published

on

Texto: Imprensa BorgWarner Brasil

Localizada em Campinas, principal cidade desta importante região industrial paulista, a BorgWarner Brasil comemora, em 2010, trinta e cinco anos de produção no País. Em sua sede, no Bairro de Barão Geraldo, a empresa possui duas unidades de negócios: a Turbo Systems, de turboalimentadores, e a Thermal Systems, de ventiladores e embreagens viscosas (arrefecimento) – as duas unidades voltadas para motores diesel.

As atividades industriais da BorgWarner Brasil iniciaram-se em 1975. Hoje, a unidade Turbo Systems possui capacidade instalada anual para a produção de 350.000 turboalimentadores de três famílias – K, S e B – com diversas linhas: geometria fixa, wategate e duplo estágio (R2S).

Já a Thermal Systems, com capacidade/ano instalada de produção de 250.000 unidades, coloca no mercado vários modelos de ventiladores, com diâmetros de até 914 mm, e vários modelos de embreagens viscosas. Os produtos das duas unidades são fornecidos para o mercado original e o de reposição nos segmentos de comerciais leves (picapes e vans) e pesados (caminhões, microônibus, ônibus e tratores).

Advertisement

No Brasil, os principais clientes da empresa, entre fabricantes de motor e montadoras, são: Mercedes-Benz, MAN Latin América, MWM-International, Cummins, Ford, Iveco, Mitsubishi e Valtra. Exportação: International (caminhões) – Estados Unidos; e John Deere – Argentina, Índia, França, México e Estados Unidos. No mercado de reposição, a BorgWarner possui clientes em toda a América Latina.

No ano em que celebra 35 anos de atividades produtivas no País, o diretor geral da empresa, Arnaldo Iezzi, projeta entre 10 e 15% de crescimento. Assim, para atender a demanda projetada, nos próximos três anos serão investidos R$ 20 milhões na unidade fabril campineira, principalmente em desenvolvimento e testes de produtos e melhorias de processos – uma garantia de qualidade e desempenho frente às novas regras de emissão.

Otimista com as perspectivas que o Brasil oferece, e sendo a única planta do Grupo BorgWarner na América do Sul, a unidade brasileira já iniciou estudos para trazer da matriz outras linhas de produtos, como: válvulas e módulos EGR, caixas de transmissão e o dual-clutch (dupla embreagem), produtos já utilizados por montadoras na América do Sul.

Advertisement
Advertisement