Outros
Freudenberg expande sua posição no mercado da América do Sul
A Vibracoustic, do Grupo Freudenberg, adquire 50% de participação acionária na subsidiária brasileira
Texto: Imprensa Grupo Freudenberg
A Vibracoustic, uma divisão de negócios do Grupo Freudenberg, de origem alemã, adquiriu os 50% de participação acionária de seu sócio nesta joint venture, o Grupo Anvis, tornando-se a única proprietária da Vibracoustic do Brasil, sediada em Taubaté (SP). Com este passo, a empresa especialista em tecnologia de vibração da Freudenberg pretende atender de forma ainda mais eficiente o mercado da América do Sul. Sobre a empresa, que atualmente conta com 155 colaboradores, vale contar que sua criação se deu em 1998 e atua nas áreas de desenvolvimento, produção e comércio de artefatos de borracha, componentes de suspensão e sistemas de antivibração veicular para o mercado local.
“A Vibracoustic do Brasil estabeleceu-se como uma das líderes no mercado nos últimos anos”, comenta Hans-Jürgen Goslar, presidente da divisão Vibracoustic. “Como subsidiária integral do Grupo Vibracoustic, o processo de coordenação ficará mais simples e eficaz a partir de agora. A experiência global dos nossos especialistas em tecnologia de vibração poderá ser incorporada mais rapidamente”, completa.
A empresa pretende crescer entre 5% e 10% neste ano. A equipe brasileira planeja alcançar este resultado mantendo um excelente atendimento aos clientes e também oferecendo produtos de alta tecnologia para a indústria automobilística, para serem utilizados na fabricação de componentes a fim de melhorar a acústica dos veículos e eliminar as vibrações.
Em virtude do forte crescimento da demanda de suportes para motores e da alta estimativa de vendas até 2015 de peças para chassis, as vendas no Brasil seguem de perto atrás da China e estão quase no mesmo nível do desenvolvimento do mercado da Índia. Os clientes no Brasil são os mesmos clientes na Europa, sendo que os modelos europeus podem ser adaptados às exigências locais. “Além disso, a Vibracoustic do Brasil tem uma administração de altíssimo nível e possui estruturas de vendas, compras, desenvolvimento e finanças estabelecidas. – a melhor base para construir o sucesso atual do negócio”, acrescenta Goslar.
Olaf Hahn, presidente do Grupo Anvis, explica que a decisão de vender a participação acionária na joint venture foi motivada pela otimização contínua da carteira de produtos e das localizações do Grupo Anvis: “Rússia, Índia e os Estados membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) são os mercados mais importantes para a atividade fim do nosso negócio. Este passo significa que poderemos voltar o foco para estes mercados. Com a Vibracoustic como parceira, continuaremos a estar representados no Brasil para atender o mercado local. Nosso potencial de inovação permite expandir nossa posição e nossa competência em desenvolvimento e fabricação permitem nossa entrada em outros mercados”, explica.