Outros
Mercado de carros de luxo vive o melhor momento no Brasil
Eles costumam ficar no máximo 20 dias na revenda, por conta da ansiedade de seus compradores em obtê-los. Dentre os mais disputados, a preferência no ranking de importados é para o Audi A3 Sportback (2008/09) e o BMW 120i 2.0 (2008/09), com valores entre R$ 90 e R$ 100 mil; seguido do Chevrolet Captiva (2008/09), que custa em média R$ 85 mil.
A procura se deve a vantagem deles serem praticamente um zero-quilômetro, mas já terem sofrido sua maior desvalorização: preços com cerca de 25% a menos do que os modelos novos.
Além disso, os seminovos importados ainda se beneficiam com o tempo de garantia, geralmente em vigor pelo período de até cinco anos, contados desde que o carro foi adquirido pelo primeiro comprador.
Com o crescimento do mercado, já existem concessionárias Premium focadas apenas em seminovos de luxo. É o caso da Eurobike Special, loja inaugurada no ano passado, em Pinheiros. Com o objetivo de oferecer os melhores seminovos do mercado a uma política de qualidade inédita, esta concessionária conta com uma oficina onde todos os veículos disponíveis para o consumidor passam por uma revisão completa antes da comercialização. Especialistas fazem uma análise para checar a procedência, quilometragem e a conservação geral do carro e através de equipamentos próprios e de alta tecnologia, conseguem detectar todo o histórico do veículo desde que foi fabricado. Assim, os profissionais que trabalham na Special conseguem deixar o carro como se fosse novo.
Como o consumidor sabe que dependendo do modelo, a revenda de um importado se torna mais difícil, ele passou a optar por veículos que tenham no máximo dois anos de uso e até 30.000 Km rodados. Para Riccardo Brumana, gerente comercial da Eurobike Special, os seminovos importados estão sendo mais procurados inclusive por causa dos itens de série que o consumidor praticamente exige, seguido da mecânica superior, o conforto e o design diferenciado. “Quem leva um importado compra um pacote superior de equipamentos em comparação aos produzidos no Brasil e Mercosul, por um preço mais interessante”, explica.
Os seminovos são uma estratégia em longo prazo para trazer novos clientes ao universo de veículos importados. Por exemplo, o Toyota Corolla custa em torno de R$ 80 mil, quase o mesmo valor de modelos da Audi e da BMW do ano 2007, que podem ser encontrados na faixa dos R$ 90 mil.
Desta maneira, o consumidor tem a oportunidade de adquirir uma marca Premium com confiança, já que muitos têm essa vontade, mas deixam de comprar por medo de o veículo começar a apresentar problemas e o custo da manutenção se tornar muito alto. Ao adquirir um seminovo importado, o cliente pode gostar e futuramente se tornar um comprador de importados 0 km.