Outros
Modelos Citroën obtêm avaliação favorável no Índice de Danos de Enchente do Cesvi
Os modelos Citroën avaliados ficaram sempre acima da média, com avaliações entre 2 e 3,5 estrelas em uma escala que premia com quatro estrelas os veículos menos suscetíveis a danos causados por enchentes.
No estudo do Cesvi Brasil, os modelos analisados foram divididos em diversas categorias. Entre as minivans, as duas versões do Citroën Xsara Picasso (1.6 16V Flex e 2.0 16V a gasolina) foram as mais bem avaliadas, respectivamente com 3,5 e 2,5 estrelas. O hatch médio C4 VTR 2.0 16V ficou com 2,5 estrelas. Entre os compactos, foram avaliados o C3 XTR (3,5 estrelas), C3 1.4 Flex (2,5) e C3 1.6 16V Flex (duas estrelas). A Citroën também obteve bons resultados entre os sedans: o C4 Pallas ficou com 2,5 estrelas, enquanto o C5 2.0 16V obteve duas estrelas. A versão
station-wagon do C5 também obteve duas estrelas.
A composição do índice é feita de acordo com o estudo dos seguintes itens: sistema de admissão, sistema de escape, cilindrada do motor, taxa de compressão, alternador, centrais elétricas, sensor de oxigênio (Lambda), sensor de rotação do motor, unidades de controle e embreagem. Para cada um, são realizadas diversas avaliações, que podem ir desde simples obtenções de dados de fábrica a medições e análises feitas pelo próprio Cesvi Brasil.
Para o Cesvi Brasil, estudos como o Índice de Danos de Enchente oferecem ao consumidor mais uma ferramenta técnica para auxiliá-lo no momento de decidir sobre a aquisição de um veículo. “São avaliados os principais componentes que, em caso de contato com a água de enchente, possam comprometer o perfeito funcionamento do veículo e a condução veicular”, informa a entidade.
O Cesvi Brasil alerta ainda para situações nas quais a lâmina de água seja muito alta – nesse caso, a absorção do líquido será inevitável, bem como o risco de danos, independentemente da classificação do veículo no ranking.
You must be logged in to post a comment Login