Carros da Stock Car 2010 ganham a tecnologia da injeção eletrônica Bosch
A partir deste ano, os carros da Copa Caixa Stock Car serão equipados com injeção eletrônica Bosch, substituindo a configuração dos veículos que competiam até o ano passado, cujo motor era carburado. A mudança faz parte do novo conceito do motor da competição, que agora também passa a ser abastecido com etanol. A tecnologia da injeção eletrônica traz à categoria maior competitividade, pela melhora no desempenho do motor, entre outros benefícios, sem contar com as vantagens ambientais, já que o sistema contribui para redução da emissão de gases poluentes.
O fornecimen to da unidade de comando do novo motor e toda a engenharia de suporte desta parceria técnica com a Stock Car ficam a cargo da Bosch Motorsport, empresa do Grupo Bosch sediada na Alemanha, especializada no desenvolvimento de sistemas para veículos de competição.
A Bosch vem intensificando sua participação na Stock Car desde 2006. Atualmente, é co-patrocinadora do evento e fornecedora oficial de alternadores, filtros, velas e sistemas de limpeza de parabrisa (palhetas e motores) para os carros da categoria. Outras ações de marketing e merchandising complementam a participação da empresa na competição.
Neste ano, a Bosch irá realizar ações de relacionamento nas etapas de São Paulo (28/3), Rio de Janeiro (23/5), Salvador (15/8), Rio Grande do Sul (24/10), Brasília (21/11) e na final do campeonato, em Curitiba (05/12).
Durante todo o campeonato, com exceção das etapas de São Paulo, as oficinas credenciadas da Rede Bosch Car Service em todo o Brasil s erão pontos de venda autorizados dos ingressos. A lista de oficinas da Rede pode ser acessada no site www.boschservice.com.br.
Injeção eletrônica
O primeiro modelo de injeção eletrônica mundial, o D-Jetronic, foi criado pela Bosch, na Alemanha, em 1967. Esta foi a primeira vez que um sistema produzido em série conseguiu dosar com precisão a quantidade de ar e combustível permitindo uma combustão mais completa no motor, reduzindo as emissões de poluentes e melhorando o consumo de combustível, o q ue foi uma grande inovação praticamente impossível de ser alcançada com os carburadores.
O primeiro sistema de injeção eletrônica genuinamente brasileiro surgiu em 1988, desenvolvido pela Bosch. Chamado de LE Jetronic, foi instalado no Gol GTi 2.0, um automóvel compacto e com potência de 112 cavalos. Eleito o carro de passeio mais veloz do país na época, este modelo de Gol alcançava velocidade máxima de 185 km/h.
Em sua matriz em Campinas-SP, a Bosch conta desde o final dos anos 80 com um Laboratório de Emissões Veiculares, para pesquisar tecnologias de diminuição da emissão de poluentes, entre elas melhorias nos sistemas de injeção eletrônica. Em 2006 foi investido 1 milhão de euros na atualização dos equipamentos deste laboratório, preparando-o para a fase L-5 do Proconve.
A evolução da tecnologia acrescentou outras características ao sistema de injeção. A partir de 2003 este sistema passou a equipar também os motores Flex Fuel, que utilizam gas olina, álcool ou qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis.
Atualmente, no Brasil, a Bosch oferece ao aftermarket cerca de 3 mil itens relacionados ao sistema de injeção de combustível. Esta grande variedade reflete a riqueza da experiência adquirida pela empresa enquanto fornecedora líder desse equipamento original no setor automotivo.
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