Iveco

Estacionar, uma manobra cada vez mais fácil com os automóveis Mercedes-Benz

O consagrado sistema PARKTRONIC de ajuda eletrônica de estacionamento pode contar também com o PARKGUIDANCE, uma assistência ativa que realiza por conta própria a manobra do volante para o motorista
Texto e Foto: Imprensa Mercedes-Benz

O prazer, o conforto e a praticidade de dirigir proporcionados pela avançada tecnologia dos automóveis Mercedes-Benz incluem também as manobras de estacionamento. O PARKTRONIC, por exemplo, componente disponível como item opcional para todas as classes de automóveis da marca, é um sistema de ajuda eletrônica para estacionamento já consagrado no mercado por tornar essas manobras simples e fáceis.

O leque de itens eletrônicos opcionais oferecidos pela Mercedes-Benz para auxílio ao motorista vai mais além. A marca disponibiliza para as Classes A, B e E também o inovador PARKGUIDANCE, assistência ativa para estacionamento conjugada ao PARKTRONIC. “O diferencial desse componente é que o próprio sistema faz os giros do volante (com exceção da Classe E), deixando o motorista livre para apenas acelerar e frear, assegurando a ele uma total comodidade”, destaca Roberto Gasparetti, supervisor de Marketing de Automóveis & Planejamento de Mercado da Mercedes-Benz do Brasil.

Os avançados recursos dos automóveis da marca incluem ainda câmera de marcha à ré. Disponível para os modelos das Classes E, CL, GL, GLK, M e R, esse componente amplia a visibilidade traseira, além de indicar a presença de obstáculos.
PARKTRONIC adverte para riscos de colisão

Por meio de sensores de ultrassom localizados nos parachoques, o sistema PARKTRONIC monitora as zonas dianteira e traseira do automóvel durante as manobras, advertindo o motorista em caso de eventual risco de colisão. O motorista é alertado por meio de sinais visuais e sonoros.

Além de permitir estacionamentos com precisão, o PARKTRONIC facilita as manobras mesmo em espaços estreitos, proporcionando maior conforto para o motorista.
Assistência ativa de estacionamento PARKGUIDANCE

Visando ampliar as funções do PARKTRONIC, a Mercedes-Benz introduziu em alguns automóveis a inovadora assistência ativa de estacionamento PARKGUIDANCE. Por meio de sensores de ultrassom no parachoque dianteiro, esse sistema localiza vagas disponíveis para estacionar que tenham, no mínimo, 1,3 metro a mais de espaço livre em relação ao comprimento total do carro.

Com uma velocidade até 30 km/h (Classes A e B) ou até 35 km/h (Classe E) em primeira marcha e com o sistema ativado, a assistência mostra no display do painel de instrumentos o símbolo “P” e uma seta de direção indicativa de vaga com as dimensões adequadas. A manobra assistida tem início quando o motorista posiciona o automóvel adiante da vaga e aciona a marcha à ré. Depois disso, basta então que ele apenas acelere ou freie (nas Classes A e B), deixando que o sistema se encarregue de girar o volante.

A assistência ativa se desconecta automaticamente quando o motorista intervem no movimento do volante. No caso da Classe E, o sistema inclui também sinais visuais e acústicos de orientação ao motorista.

Câmera de marcha à ré amplia a visibilidade traseira

O pacote de itens eletrônicos da Mercedes-Benz para auxílio ao motorista nas manobras de estacionamento inclui ainda a opção de câmera de marcha à ré, que é acionada automaticamente logo que se engata essa marcha.

Uma câmera grande angular, montada na maçaneta do portamala ou da tampa traseira do automóvel, capta a imagem do entorno imediato da parte de traz e a exibe no display do COMAND no painel de instrumentos. Isso facilita as manobras, assegurando ainda mais conforto para o motorista.