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FORD LANÇA SISTEMA INÉDITO DE AGENDAMENTO DE SERVIÇOS PELA INTERNET

Texto e Imagem: Imprensa Ford

A Ford lançou este mês seu sistema de agendamento on-line de serviços de oficina, a Agenda Ford, iniciativa inédita na indústria automobilística nacional. A ferramenta está disponível no site www.ford.com.br e em todos os Distribuidores Ford, onde o cliente pode escolher a data e hora de atendimento e até o consultor técnico que vai verificar a manutenção necessária no veículo, no distribuidor Ford de sua preferência.

“A Ford é a primeira montadora no Brasil a ter uma agenda nacional de serviço, integrando todos os distribuidores. No mundo, também não encontramos nada igual. Além da comodidade de oferecer o horário mais conveniente para o cliente, a Agenda Ford contribui para dar total transparência no atendimento e no serviço. É uma ferramenta inovadora e poderosa, que nos orgulhamos muito de ter desenvolvido para aumentar a satisfação do cliente”, diz Antonio Taranto, diretor de Serviço ao Cliente da Ford.

O agendamento de oficina na Rede Ford já era feito por telefone, por meio do Centro de Atendimento Ford ou diretamente com o distribuidor. Entre as vantagens do novo sistema estão a segurança e rapidez proporcionadas pela agenda única para todo o Brasil, além da praticidade de todo o processo ser comandado pelo próprio cliente, pela internet, na hora que desejar.

Simples e rápido

Para entrar no sistema, basta acessar o site da montadora e clicar na linha “Agende sua revisão”, localizada na área “Já tenho um Ford”. Na tela seguinte, o cliente informa a placa do veículo.

O próximo passo é selecionar o estado, a cidade, o distribuidor Ford e o consultor preferido, marcando também a data e o horário do atendimento. Havendo disponibilidade, é possível agendar visitas até para o mesmo dia. Depois, faz-se a discriminação do tipo de serviço, em um quadro com diversas opções, como: revisão dos 10.000 km, 20.000 km, 30.000 km ou 40.000 km, escapamento, câmbio, balanceamento, elétrica, mecânica, suspensão, direção, freio, óleo/filtros, ar-condicionado e outros.

Há também um espaço em branco para a descrição de detalhes do serviço. No ícone “Revisão Preço Fixo Ford”, pode-se conferir a tabela com o custo e os itens incluídos nas revisões de cada modelo.

Na etapa final, o cliente confere os dados do agendamento – data, hora, distribuidor, consultor e tipo de serviço. Basta confirmar e o horário fica reservado no sistema. Um atendente do distribuidor liga para confirmar o agendamento e esclarecer qualquer dúvida que o cliente eventualmente tenha. Quando o cliente chega ao distribuidor, encontra o seu nome na tela de LCD da recepção e tudo programado para receber o seu carro. Simples e rápido, para que não haja perda de tempo.

Desenvolvimento

O programa Agenda Ford foi totalmente desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação da Ford e começou a ser testado como piloto no ano passado. Até o mês de junho, toda a rede estará inserida nele, com a conclusão do treinamento para os operadores.

“Em menos de 20 dias de operação, sem ter havido nenhuma divulgação, o sistema recebeu mais de 800 agendamentos. A expectativa é que o seu uso cresça bastante e se torne uma ferramenta habitual, pelas vantagens que traz tanto para o cliente como para o distribuidor”, completa Taranto.

O sistema também favorece o atendimento personalizado por parte do distribuidor. Se o cliente já respondeu a pesquisas de satisfação, essas informações ficam disponíveis, mostrando suas preferências e expectativas em relação ao serviço. “A Ford inovou com a criação do sistema de preço fixo para as revisões e derrubou o mito do custo de manutenção nos distribuidores. Agora, sai na frente mais uma vez e quem ganha com isso é o cliente Ford”, finaliza.