Iveco

Governo distribui 650 ambulâncias Fiat Ducato

As 650 ambulâncias Ducato no pátio da Rontan, em Tatuí (SP)

Texto e Foto: Imprensa Fiat

O governo federal entregou ontem, a Estados e municípios de todo o País, 650 ambulâncias Fiat Ducato, que atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). Esta é a primeira remessa de um total de 1.100 veículos vendidos pela Fiat ao Ministério da Saúde, que deverá concluir a distribuição das ambulâncias até agosto. A solenidade de entrega aconteceu na manhã de hoje, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na sede da empresa Rontan, responsável pela adaptação das ambulâncias, em Tatuí (SP). A Fiat foi representada no evento por seu vice-presidente, Valentino Rizzioli, e pelo diretor de Vendas Diretas, Francelino Schilling.

Todas as ambulâncias entregues hoje são de suporte básico de vida – USB. Entre os diversos equipamentos adaptados aos veículos, estão a maca com cabeceira articulada e pés dobráveis, cilindro de oxigênio, suporte para soro e sangue e bancada para medicamentos e equipamentos médicos. As ambulâncias contam também com sinalização acústica (sirenes) e caracterização externa. Nas próximas remessas, o Ministério da Saúde distribuirá veículos de Suporte Avançado de Vida (USA), conhecidos como UTI Móvel.

Na cerimônia, as chaves das ambulâncias foram entregues aos prefeitos de Porto Acre (AC), Sarandi (RS), Nova Crixás (GO), Arapiraca (AL) e Tatuí (SP), que representam as cinco regiões do país. De acordo com o Ministério da Saúde, os veículos dessa primeira remessa ajudarão a ampliar o serviço de urgência no país, acelerando o atendimento à população. As novas ambulâncias servirão também para renovar a frota, substituindo os veículos que, devido ao tempo e condições de uso e quilometragem atingida, devem ser retirados de circulação.