Connect with us

Outros

Itaipava Racing Team começa temporada buscando rápida adaptação aos novos motores da Stock Car

Published

on

Luciano Burti
Atividades de pista começam um dia mais cedo, na quinta-feira (25). “O novo motor muda tudo”, destaca Luciano Burti
Texto: Imprensa Itaipava Racing Team
Foto: Luca Bassani

Quase quatro semanas depois dos testes de pré-temporada, os carros da Stock Car estão de volta ao Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace, em São Paulo (SP). Agora, para a programação oficial da primeira etapa do campeonato, que será disputada neste domingo (28), às 11h00. O período foi relativamente curto, mas pareceu uma eternidade para os pilotos que aguardam este momento desde a última prova de 2009.

“Agora é que vai começar de verdade”, destaca o chefe de equipe da Itaipava Racing Team, Maurício Ferreira. Nas sessões livres do início do mês, os times tiveram pouco tempo de pista e praticamente não puderam explorar como gostariam os novos pneus e o novo motor, mais potente e com novo combustível, o etanol, principais novidades técnicas para 2010. Por este motivo, os carros entram na pista mais cedo, para um treino extra já nesta quinta-feira (25).

“No carro do Luciano Burti, ainda nem colocamos os novos pneus. Já o David Muffato completou só uma volta com eles. Ainda são poucas as informações”, destaca Maurício Ferreira, que comanda a estrutura da Itaipava Racing Team em 2010. E o time chega reforçado neste ano, com os engenheiros Affonso Giaffone, contratado da equipe AMG, e Maurício Martinez, que veio da RC3-Bassani.

“Como andamos pouco nos testes, precisamos de quilometragem, principalmente em função do novo motor. Ele não dá diferença apenas de reta, muda tudo: equilíbrio do carro, tração, saída de curva”, comenta Luciano Burti, que pilota o carro número 14 da Itaipava Racing Team. “Na quinta-feira, teremos mais uma chance de nos adaptar ao carro com as mudanças para esta temporada, uma diferença grande em relação ao que tínhamos no ano passado”.

Advertisement

Luciano Burti lembra que, dentro do possível, os testes de pré-temporada foram positivos para a equipe, que vem de um ano bastante competitivo em 2009. “Ainda temos muito por fazer, mas a base é boa”, acrescenta o piloto, que no ano passado venceu a penúltima etapa, disputada em Tarumã. “É claro que temos coisas para buscar, mas as primeiras reações do carro me deixaram animado”, concorda o companheiro de equipe, David Muffato.

“Nos treinos de quinta-feira, a ideia é mesmo ter outro contato com o carro, trabalhar no que ainda falta. Medir forças só será possível a partir de sexta-feira (26)”, prevê David Muffato, campeão da Stock Car em 2003. “Parece que a semana não passa. Não vejo a hora de acelerar de novo. Tudo gera uma ansiedade muito grande: o fato de ser uma equipe nova, o gostinho que ficou dos testes de pré-temporada, foi algo bom e que gerou uma expectativa”.

Ansiedade que só deve passar com a largada no domingo, mas começa a diminuir com o treino extra de quinta-feira, que terá os pilotos divididos em dois grupos e limite de voltas: 17. O primeiro grupo treina às 15h00 e, o segundo, às 16h20. Sempre com uma hora e quinze minutos de duração. Na sexta-feira, mais dois treinos livres, com a definição do grid marcada para sábado (27), às 11h20. A corrida, no domingo, será às 11h00.

A PROGRAMAÇÃO EM INTERLAGOS
Quinta-feira (25)
15h00 – 16h15 Treino Extra (1º Grupo)
16h25 – 17h35 Treino Extra (2º Grupo)
Sexta-feira (26)
12h30 – 13h10 1º Treino Livre (1º Grupo)
13h20 – 14h00 1º Treino Livre (2º Grupo)
15h20 – 16h00 2º Treino Livre (1º Grupo)
16h10 – 16h50 2º Treino Livre (2º Grupo)
Sábado (27)
08h15 – 08h55 3º Treino Livre (1º Grupo)
09h00 – 09h40 3º Treino Livre (2º Grupo)
11h20 – 12h50 Treino Classificatório
Domingo (28)
11h00 1ª Etapa, Stock Car