Texto e Foto: Imprensa Ford

A linha 2011 do Novo Fiesta, nos modelos Hatch e Sedan, chega ao mercado em abril com um novo visual de design marcante e expressivo, criado no estúdio da Ford em Camaçari, acentuando a modernidade da campeã de vendas da marca. Além do novo desenho externo, os modelos 2011 receberam novos equipamentos, ampliando a sua competitividade no segmento.

A linha Novo Fiesta é a única do segmento que vem equipada de série com travas elétricas, controle remoto com abertura das portas, porta-malas e botão localizador, além de alarme, travamento automático das portas a 15 km/h e botão de abertura elétrica do porta-malas no painel.

“Os automóveis da linha Novo Fiesta têm uma trajetória de sucesso e grande aceitação no mercado. São veículos projetados com foco no cliente, com excelente nível de qualidade no segmento, design elegante e baixo custo de manutenção. Eles são reconhecidos por reunir um dos melhores conjuntos de atributos do segmento e nosso investimento no modelo 2011 visa a reforçar a estratégia de oferecer o melhor valor agregado do mercado”, salienta Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

O desenvolvimento da linha 2011 do Novo Fiesta foi realizado a partir de pesquisas com o consumidor: os modelos Hatch e Sedan oferecem excelente dirigibilidade, trazem novos elementos de conforto interno e ampliam a relação custo-benefício, desde o preço de compra e conteúdo de equipamentos até os valores de manutenção e seguro.

O Novo Fiesta marcou a virada da Ford no Brasil, com uma proposta inovadora dentro do maior segmento do mercado. Lançado em 2002, foi o primeiro modelo produzido na moderna fábrica de Camaçari, na Bahia, e já vendeu mais de 660 mil unidades.

“O Novo Fiesta é um carro que caiu no gosto dos brasileiros e é admirado pela sua constante atualização com foco na qualidade e no design. As novidades introduzidas na linha 2011 foram desenvolvidas com engenharia e design 100% brasileiros, ouvindo os consumidores. Por isso, valorizam os principais atributos do veículo, que ficou mais moderno, atualizado e competitivo”, diz Marcos de Oliveira.

Evolução no design

A linha ganhou uma nova frente, totalmente reestilizada, diferenciada pela grade frontal em formato trapezoidal e faróis arrojados, tanto no Hatch como no Sedan. As linhas de design fluido, que seguem a linguagem Kinetic, acentuam o caráter dinâmico do veículo e se alinham aos outros modelos da nova geração Ford. Detalhes da grade em formato colméia acrescentam um toque de esportividade e jovialidade. A harmonia entre a frente e a traseira, característica do seu projeto, foi preservada.

“Antes de começar a desenvolver o Novo Fiesta 2011, chamamos os clientes para ver o que podia ser aprimorado no produto dentro da linguagem global Kinetic”, diz João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford.

Os novos faróis, de duplo defletor, combinam desenho sofisticado e marcante, com iluminação primorosa. Além do visual insinuante, com linhas alongadas que avançam pelas laterais, eles aumentam em até 50% o volume de luz projetado numa distância de 15 metros, o que reforça ainda mais a preocupação da Ford com a segurança e qualidade. No farol alto seu alcance é 24% maior. O acabamento oferece duas opções, com moldura escurecida na versão Fly e cromada na versão Pulse.

No Sedan, a lanterna traseira ganhou um elemento visual diferente, que combina a sofisticação do cromo e lentes escurecidas transparentes, com linhas elegantes e contemporâneas. O para-choque traseiro traz design mais robusto e dois refletores integrados na parte inferior. A régua do porta-malas, mais larga, é complementada por um oval Ford maior, valorizando a marca. As rodas de liga leve e calotas têm novo desenho. A carroceria conta com duas novas opções de cores perolizadas, vermelho Icaraí e azul Maraú, marcantes e modernas.

Interior mais bonito

O interior também ficou mais bonito e refinado, com quatro novas padronagens de revestimento: Acapulco, Nazca, Amsterdam e Zurique. Harmoniosas, elas contribuem para a percepção de conforto na cabine, que é reforçada pelos painéis de porta, revestidos em tecido em todas as versões.

O quadro de instrumentos exibe novo grafismo, de visual moderno e efeito 3D. A iluminação branca, com função “always on” (sempre ligada), garante ótima visibilidade em qualquer hora do dia. Na versão Pulse, o painel vem também com computador de bordo integrado e acabamento do painel central e aros das saídas de ar na cor Titanium.

Além da função “boas-vindas” para o motorista – os ponteiros vão e voltam quando se liga a chave – o painel traz duas novas funções: alerta de manutenção programada, que avisa quando o carro atinge a quilometragem ou o tempo previsto para a próxima revisão, e diagnóstico do sistema de injeção e emissões, que alerta sobre qualquer mau funcionamento do sistema de injeção, escapamento ou catalisador, capaz de aumentar a emissão de poluentes.

“Este item reforça o compromisso da marca com o consumidor e meio ambiente, já que é possível monitorar o veículo para que sempre esteja dentro dos níveis de emissões recomendados pela legislação, evitando gastos inesperados no momento da inspeção veicular“, afirma Antonio Baltar, gerente nacional de Marketing da Ford.

Como o cliente quer

A linha 2011 do Novo Fiesta foi desenvolvida pelas equipes de engenharia e design brasileiras, no Centro de Desenvolvimento Global de Produtos do segmento B em Camaçari. O projeto, iniciado em outubro de 2007, teve como base pesquisas feitas nos principais mercados, com foco na melhoria da qualidade do produto e nos atributos mais valorizados pelos clientes.

O seu desenvolvimento envolveu 4.600 horas de simulações em computador e mais de 500 testes de componentes e sistemas veiculares realizados em laboratórios, campos de provas e fornecedores. A aerodinâmica foi desenvolvida em túnel de vento nos Estados Unidos. Rigorosos testes de durabilidade veicular acelerada garantem a integridade e a eficiência do veículo para uma rodagem equivalente a 240.000 km, ou 10 anos de uso normal.

“A linha 2011 é pensada com foco total no cliente. Seu desenvolvimento teve como base as necessidades do consumidor e os atributos que ele mais valoriza no produto: o design, o prazer de dirigir, o conforto e o espaço interno. Junto a isso, também demos sequência às ações de qualidade para a melhoria contínua da satisfação dos clientes”, diz Rafael Croppo, engenheiro-chefe do Programa.

Direção exemplar

Tanto no modelo Hatch como no Sedan, o Novo Fiesta tem um comportamento dinâmico que se tornou referência no segmento. Isso se deve ao acerto de chassi e direção, ao desempenho dos motores RoCam Flex 1.0 e 1.6 e à harmonia entre os diferentes aspectos de interação do motorista com o veículo: progressividade dos pedais do freio, acelerador, embreagem, resposta da direção e do câmbio.

“A calibração desses itens não é uma questão puramente técnica, porque envolve o fator humano. Ela depende dos parâmetros e da sensibilidade do trabalho de engenharia para interpretar o que o cliente entende por prazer de dirigir. A Ford tem uma experiência muito grande no desenvolvimento desse tipo de acerto, que chamamos de DNA da marca, presente de forma acentuada na família Novo Fiesta”, afirma Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford.

Mais completo

O Novo Fiesta 2011 tem preço a partir de R$29.900, no modelo Hatch 1.0. O modelo Hatch 1.6 parte de R$34.000. Já o Novo Fiesta Sedan 1.0 parte de R$33.550 e o Sedan 1.6 começa em R$37.650.

O veículo é reconhecido pelo conteúdo superior em relação aos competidores e aumenta essa vantagem na linha 2011. É o único que vem equipado de série, em todas as versões, com travas elétricas e controle remoto para abertura das portas, do porta-malas e botão localizador, alarme perimétrico, travamento automático das portas a 15 km/h e abertura elétrica do porta-malas no painel, elementos que reforçam o conforto e principalmente a segurança dos clientes.

O sistema de kits é outra razão do seu sucesso. Ele permite flexibilidade e economia na escolha dos opcionais e foi reforçado com a inclusão de computador de bordo na versão Pulse e o lançamento do Kit de Segurança, composto por freios ABS e airbag duplo, pelo preço de R$2 mil, um dos mais baixos do mercado.

Versões

A linha 2011 do Novo Fiesta continua a oferecer duas versões – Fly e Pulse. A versão Fly traz como novidade os faróis escurecidos, além de aquecedor, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, preparação para instalação de rádio, alto-falantes e alças de segurança.

A versão Pulse agora vem com faróis cromados, faróis de neblina e computador de bordo, além de maçanetas, espelhos retrovisores e régua do porta-malas na cor do veículo, painel central, maçanetas internas e anéis das saídas de ar com acabamento na cor Titanium, console central com porta-objetos e luz de leitura dianteira direcional.

Manutenção econômica

Não só no preço, mas também na manutenção, os automóveis Novo Fiesta 2011 apresentam uma relação custo-benefício ainda melhor. Ele são muito econômicos em todos os itens que afetam o bolso do consumidor, seja no custo de peças (cesta básica da Anfavea), revisões e seguro, seja no valor de revenda. “Desde o lançamento da última versão em 2007 até hoje o Novo Fiesta, comparado aos principais concorrentes, apresenta a menor desvalorização segundo a tabela Fipe”, destaca Lucíola Almeida, gerente de Marketing do Produto.

O fato de vir equipado de série com trava elétrica, alarme e código eletrônico antifurto contribui para reduzir o preço do seguro e aumenta a segurança do veículo. Além disso, a Ford fez uma parceria com a Mapfre Seguros, que garante valores ainda mais competitivos na apólice.

A Ford foi a primeira a lançar a revisão com preço fixo na sua rede de distribuidores – cobrindo não só a primeira, mas as quatro revisões dos dois primeiros anos do veículo, mesmo após o período de garantia. Em qualquer lugar do Brasil, o cliente sabe quais são os itens obrigatórios e quanto vai gastar em cada revisão, podendo inclusive realizar o agendamento delas por meio da internet.

Vendas em crescimento

A família Novo Fiesta apresenta um crescimento constante desde o lançamento. Suas vendas mais que dobraram de 2003 a 2009, quando atingiram 115.000 unidades, com uma média mensal de 9.500 unidades. Em março, registraram o recorde histórico de 15.900 unidades emplacadas.

O seu mix de vendas é composto em 60% pela versão Hatch e 40% pelo Sedan. “O Novo Fiesta se destaca pelo índice de satisfação dos clientes superior à média do segmento, tanto no Hatch como no Sedan, um indicador positivo de que os esforços com a qualidade do produto têm sido percebidos pelos consumidores“, ressalta Antonio Baltar. “Hoje, a família Novo Fiesta representa 40% das vendas da Ford no Brasil e a expectativa é crescer ainda mais com a linha 2011, em torno de 13%”.