Iveco

FORD REGISTRA LUCRO LÍQUIDO DE US$ 2,1 BILHÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2010, IMPULSIONADA POR NOVOS PRODUTOS E CRESCIMENTO RENTÁVEL

Ford reporta lucro líquido de US$ 2,1 bilhões no primeiro trimestre, ou 50 centavos por ação, um aumento de US$ 3,5 bilhões em comparação com o primeiro trimestre de 2009

Texto: Imprensa Ford

A forte venda de novos produtos, a melhoria em sua operação automotiva global e os maiores lucros da Ford Credit impulsionaram os resultados.

Excluindo itens especiais, a Ford divulgou lucro operacional antes dos impostos de US$ 2 bilhões, ou 46 centavos por ação, um aumento de US$ 4 bilhões quando comparado ao ano atrás. Este foi o maior lucro operacional trimestral antes de impostos da Ford em seis anos.

“O time da Ford em todo o mundo alcançou um trimestre muito sólido e estamos entregando um crescimento rentável”, disse o presidente mundial e CEO da Ford, Alan Mulally. “Nosso plano está funcionando, e o motor que movimenta nossos resultados – produtos, participação de mercado e estrutura de receitas e custos – está ficando mais forte a cada trimestre, mesmo com a economia e a demanda de veículos ainda amenas.”

A receita da Ford no primeiro trimestre foi de US$ 28,1 bilhões, US$ 3,7 bilhões a mais do que no mesmo período do ano anterior.

A Ford encerrou o primeiro trimestre com US$ 25,3 bilhões em caixa bruto na divisão automotiva, um aumento de US$ 400 milhões desde o final do ano.

“Nós estamos vendo os benefícios do nosso plano “One Ford” em todo o mundo”, disse Lewis Booth, vice-presidente executivo e diretor financeiro da Ford. “Todas as nossas operações – América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia Pacífico, África e Ford Credit – não foram apenas rentáveis, mas também mostraram resultados substancialmente melhores frente ao ano anterior.”

DESTAQUES DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2010

• Aumento de 2.7 pontos porcentuais de participação de mercado nos Estados Unidos, para 16,6% e fatia de 14.1% do varejo, desempenho impulsionado pelas fortes vendas do Fusion, F-150, Taurus e Focus;

• Liderança de mercado no Canadá, aumentando a participação de mercado para 15,5% e as vendas em 29%;

• Aumento de vendas de 14% na América do Sul e vendas recorde no Brasil e de 88.000 veículos;

• Aumento de vendas na Europa, alcançando 9,4% de participação de mercado. Em março, a Ford foi a marca mais vendida na Europa nos 19 mercados em que atua;

• A Ford Ásia-Pacífico África aumentou as vendas em 39%, impulsionada pelas vendas do Fiesta em vários mercados;

• Anúncio que a Ford estenderá para a Europa seus planos de veículos elétricos e que planeja lançar cinco veículos totalmente elétricos ou híbridos para os clientes europeus até 2013;

• Anunciado aumento de investimento no Brasil e na Argentina por US$ 450 milhões para mais de US$ 2,6 bilhões até 2015;

• Investimento de US$ 2,3 bilhões anunciado para as fábricas do Reino Unido durante os próximos cinco anos para apoiar a produção de veículos com baixas emissões de carbono;

• Investimento US$ 400 milhões na África do Sul para apoiar a produção da próxima geração de uma picape compacta e o motor diesel Puma;

• Confirmado investimento de US$ 400 milhões na fábrica de Chicago e a adição de 1.200 postos de trabalho para apoiar a produção da próxima geração da Ford Explorer.

América do Sul

No primeiro trimestre, a Ford América do Sul registrou um lucro operacional antes de impostos de US$ 203 milhões, comparado com um lucro de US$ 63 milhões registrado no ano anterior. O aumento foi mais do que explicado pelo câmbio e preços líquidos favoráveis, compensada parcialmente pelo aumento dos custos. No primeiro trimestre, a receita foi de US$ 2 bilhões, valor superior ao US$ 1,4 bilhão do ano anterior.

“A Ford América do Sul continua focada na estratégia de crescimento sustentável e os resultados financeiros da região nos permitem planejar o maior investimento da nossa história: até 2015 serão aplicados R$ 4,5 bilhões no Brasil e 1 bilhão de pesos na Argentina. Também possibilitou a criação de uma engenharia de padrões globais que já está desenvolvendo o futuro EcoSport como produto global, que será produzido localmente e em outros países, do Brasil para o mundo. O sucesso de nossos novos produtos como Focus 1.6 e 2.0 Flex, EcoSport 2011 e nova linha Fiesta 2011, que comeca chegar ao mercado em maio, gera a oportunidade de continuar crescendo no mercado brasileiro acima do crescimento da indústria”, afirmou Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.