“O Brasil é uma superpotência do agronegócio. Um dos maiores exportadores mundiais de produtos como soja, açúcar e frango, por exemplo, é um dos poucos grandes produtores com espaço ainda para crescer no setor”, diz Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America. O País tem atualmente cerca de 70 milhões de hectares cultivados e outros 170 milhões de hectares dedicados à pecuária.
Alguns equipamentos da Volvo vem tendo sua utilização pelo agronegócio aumentada nos últimos anos, justamente naquelas atividades cujo uso é intensivo, como a cana-de-açúcar, como na movimentação de bagaço de cana. Pás-carregadeiras e motoniveladoras, por exemplo, são bastante usadas na preparação de solos e trabalhos de curvas de nível. As retroescavadeiras e as escavadeiras são muito úteis na abertura de canais de irrigação nas culturas de arroz. Outros equipamentos de menor porte, como as miniescavadeiras e as minicarregadeiras, também estão tendo uso crescente por conta de seu porte pequeno e grande versatilidade em tarefas de silagem, movimentação de materiais, entre outras ocupações.
Expansão da linha
A Volvo CE LA vem gradativamente aumentando sua oferta de produtos no continente. Em 1998, a linha de máquinas era formada pelas carregadeiras da série “L”, pelos caminhões articulados A25C e A35C, pelas motoniveladoras 710, 720, 730 e 740, e pelas escavadeiras. Em 2000, a empresa já avançava no mercado, lançando as carregadeiras L50D e L70D, duas novas motoniveladoras e três modelos de escavadeiras. Naquele ano que a fábrica de Pederneiras começa a produzir motoniveladoras.
“Nosso objetivo é continuamente expandir a oferta de máquinas para o mercado latino-americano e também aumentar a nacionalização dos equipamentos importados”, diz o presidente. Nos últimos quatro anos a Volvo CE introduziu no Brasil e nos demais países do continente 16 modelos de compactadores, quatro miniescavadeiras, dois pipelayers e cinco minicarregadeiras. Atualmente, perto de 40% da receita da companhia vem da venda de equipamentos compactos.