Connect with us

Outros

Na Nova Zelândia, Citroën faz 2º e 3º lugares em um dos ralis mais equilibrados da história do Mundial

Published

on

Texto e Foto: Imprensa Citroën

Faltaram apenas 2,4 segundos para a Citroën terminar vitoriosa em uma das provas mais competitivas e equilibradas da história do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Sébastien Ogier/Julien Ingrassia e Sébasten Loeb/Daniel Elena terminaram em segundo e terceiro lugares na quinta etapa do campeonato, disputada na Nova Zelândia e vencida pelos finlandeses Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila. O resultado ampliou as vantagens de Loeb/Elena e da Citroën nos campeonatos mundiais de pilotos, navegadores e construtores.

Advertisement
Ogier/Ingrassia tiveram a vitória nas mãos. A jovem dupla francesa terminou o segundo dia de rali liderando a prova, mas com quatro adversários perigosamente próximos no tempo acumulado. A Citroën havia perdido um importante aliado (a dupla Petter Solberg/Philip Mills, líder ao final do primeiro dia com seu Citroën C4, teve problemas e abandonou a prova), mas mantinha grandes chances de terminar na frente. Como líderes no tempo acumulado, Ogier/Ingrassia partiram em primeiro lugar no dia decisivo e encontraram pela frente um piso bem mais escorregadio que o normal. “Tivemos uma saída de pista que nos custou uns 12 segundos e a liderança”, lamentou Ogier. A liderança passou para Loeb/Elena, mas o hexacampeão cometeu dois erros que lhe custaram 50 segundos e só permitiram o terceiro lugar no final.

Ogier/Ingrassia voltaram à liderança, mas a apenas três curvas do final o piloto francês cometeu um pequeno erro que lhe custou a vitória. “Rodei e isso nos custou a primeira vitória no Mundial. Mesmo assim, foi um resultado que superou minhas expectativas, já que foi a primeira vez que eu e Julien participamos do Rali da Nova Zelândia. Isso é muito encorajador e nos deixa confiantes em conquistar a primeira vitória em futuro próximo.” No final, apenas 26 segundos separaram os vencedores Latvalla/Anttila do Citroën C4 de Daniel Sordo/Marc Martí, quinto colocado. Uma margem incomumente pequena em provas do WRC.

Mesmo perdendo a prova nos instantes finais, Benoit Nogier, chefe da equipe Citroën Junior, elogiou Ogier e Ingrassia: “Eles tiveram um desempenho excepcional e o resultado dá grande satisfação para toda a equipe. Os carros não tiveram nenhum problema técnico e na próxima etapa, em Portugal, voltaremos a ter dois carros com a volta de Kimi Raikkonen. E queremos brilhar novamente”, confia o dirigente.
Advertisement

Rali da Nova Zelândia – 7 a 9 de maio de 2010

Resultado final

1 Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Focus, 4h04:09.8
2 Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C4, a 2.4
3 Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, a 15.2
4 Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, a 21.3
5 Daniel Sordo (Espanha)/Marc Martí (Espanha), Citroën C4, a 25.8
6 Matthew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 3:26.0
7 Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Focus, a 6:15.3
8 Jari Ketomaa (Finlândia)/Mika Stenberg (Finlândia), Ford Fiesta, 10:19.3
9 Federico Villagra (Argentina)/Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Focus, a 10:49.8
10 Xavier Pons (Espanha)/Alex Haro (Espanha), Ford Fiesta, a 11:13.4
Advertisement