Home Outros GM inicia segundo ciclo de expansão do Complexo de Gravataí (RS)

GM inicia segundo ciclo de expansão do Complexo de Gravataí (RS)

0

Capacidade de produção da fábrica passará de 230 mil para 380 mil veículos por ano.
Investimento total de R$ 2 bilhões permite ampliação e lançamento de dois novos modelos a partir de 2012.

Texto: Imprensa GM

Gravataí (RS) – A General Motors do Brasil iniciou oficialmente, nesta quarta-feira, 9 de junho, as obras de expansão do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), no Rio Grande do Sul. A ampliação, a segunda desde que a fábrica foi inaugurada, em julho de 2000, permitirá o aumento de 65% da atual capacidade instalada da unidade, elevando-a de 230 mil para 380 mil veículos por ano, três vezes maior que a inicial. A unidade gaúcha é uma das mais modernas e produtivas entre as fábricas da GM no mundo.

O projeto de ampliação contempla investimentos da ordem de R$ 2 bilhões, sendo R$ 1,4 bilhão utilizado na adequação e na modernização da linha de montagem da unidade gaúcha para a produção de dois novos modelos integrantes da família de veículos Onix, destinados ao mercado brasileiro e eventualmente à exportação.

Os demais R$ 600 milhões serão investidos em outras operações da GM no Brasil, em São Caetano do Sul, nos centros de design e engenharia – incluindo laboratórios e o Campo de Provas – no desenvolvimento dos novos modelos a serem produzidos em Gravataí, programados para chegar ao mercado a partir de 2012.

Expansão e plano de investimentos

O total de R$ 2 bilhões do projeto Onix está inserido em um montante superior a R$ 5 bilhões que a empresa está investindo desde 2008, o que permitirá a renovação total da sua linha de veículos Chevrolet até 2012; a modernização das fábricas e o aumento da capacidade produtiva, além da nacionalização de peças com fornecedores brasileiros.

“Temos um compromisso firme com o Brasil, pois entendemos que a economia brasileira cresce de forma sustentável. Isso, sem dúvida alguma, dá suporte ao nosso plano de investimentos, que permitirá a renovação do portifólio Chevrolet, com o objetivo de oferecer ao consumidor brasileiro os melhores veículos, com design moderno, tecnologia de ponta, qualidade e segurança”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, por sua vez, acentua que “nossa estratégia é a de concentrarmos investimentos em tecnologia, novos produtos e modernização das nossas unidades, pois acreditamos no grande potencial de crescimento do mercado brasileiro de veículos, que vem registrando sucessivos recordes de vendas nos últimos anos”.

Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais da GM, estima que poderão ser criados mil novos postos de trabalho no complexo industrial. Proporcionalmente, o processo de expansão também se estenderá às empresas sistemistas – responsáveis pelo fornecimento de conjuntos e subconjuntos para a montagem dos veículos. Já durante o período de obras civis, outros 1,5 mil empregados atuarão no processo de ampliação, que deverá se estender até o primeiro semestre de 2011.

Fábrica de Gravataí ampliará área útil em 35%

Inaugurada em 20 de julho de 2000, com investimento de US$ 600 milhões, a fábrica gaúcha da GM foi a primeira da empresa a se instalar fora do Estado de São Paulo, no chamado projeto “Blue Macaw” (Arara Azul). A fábrica integra o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), área que abriga a unidade fabril, seu complexo administrativo e mais 17 sistemistas, em uma área total de 360 hectares. Atualmente ela produz dois modelos o hatchback Celta e o sedã Prisma.

Em relação à infraestrutura, as obras acrescentarão mais 74 mil metros quadrados aos atuais 216 mil metros quadrados de área útil da fábrica. O incremento de cerca de 35% totalizará uma área útil de 290 mil metros quadrados – o equivalente a 70 campos de futebol.

Segundo o diretor-geral da unidade, Walter Othero, o elevado nível de tecnologia empregada e a própria capacidade da fábrica, desenvolvida estrategicamente para ser flexível e absorver ampliações, fazem da unidade de Gravataí referência mundial da GM. O conceito de se construir “uma fábrica dentro de uma fábrica”, conforme Othero, permite à empresa conduzir processos de ampliação sem parar a produção de veículos em nenhum momento.

O investimento para ampliação da fábrica e para a produção de uma nova família de veículos será focado em tecnologia. Um exemplo será a aquisição de 250 novos robôs de produção que, somados aos atuais 240, irão compor uma avançada linha de produção em tecnologia automotiva mundial. Os robôs trabalham simultaneamente em áreas como linha da produção, pintura, estofaria e montagem geral.

Luiz Moan lembra que a segunda expansão da unidade de Gravataí acontece poucos anos depois da primeira ampliação, ocorrida no biênio 2005/2006. Naquela época o complexo recebeu investimentos da ordem de R$ 480 milhões, que resultaram no lançamento do Chevrolet Prisma, em outubro de 2006, além da expansão de sua capacidade produtiva para 230 mil veículos/ano.

GM investe mais de R$ 5 bilhões no Brasil

O plano de investimentos da GM no Brasil, de 2008 a 2012, atinge um montante superior a R$ 5 bilhões, sendo:

R$ 1,4 bilhão – expansão da fábrica da GM em Gravataí.
R$ 600 milhões – desenvolvimento da nova família Onix de veículos no Centro Tecnológico de São Caetano do Sul e no Campo de Provas de Indaiatuba.
R$ 170 milhões – duplicação e modernização do Centro Tecnológico de Engenharia e Design da GM em São Caetano do Sul e no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, incluindo a construção de novos laboratórios e pistas de testes.
R$ 2,05 bilhões – modernização da fábrica de São Caetano do Sul e sua adequação à produção de novos modelos.
R$ 50 milhões – modernização e ampliação da fábrica de Mogi das Cruzes.
R$ 800 milhões – desenvolvimento e produção de dois novos veículos no Complexo de São José dos Campos.
Expansão e recordes da GM no Brasil

A marca Chevrolet, da GM do Brasil, registrou, em 2009, seu melhor resultado de vendas no país, com o emplacamento recorde de 595.536 veículos, com participação de 19% no mercado brasileiro total. A marca assinalada foi a melhor obtida pela subsidiária brasileira – terceira maior operação da GM no mundo depois de Estados Unidos e China -, em 85 anos de atividades, que foram completados no último dia 26 de janeiro. As vendas em 2009 superaram em 46.596 unidades o recorde anterior, de 2008, que foi de 548.943 unidades, com crescimento de 8,5% no volume de vendas.

Nos últimos três anos a Chevrolet registrou recordes sucessivos de vendas. Em 2007, as vendas chegaram a 498.693 veículos, marca superada em 2008, com 548.943 unidades.

No ano passado as vendas chegaram próximas ao patamar de 600 mil unidades. E, para 2010, a estimativa é chegar a 650 mil unidades.

A linha de veículos da marca Chevrolet é a maior oferecida pelo setor automobilístico brasileiro no País, com 19 modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa sedã, Agile, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback), Malibu (começa a ser vendido na segunda quinzena de junho de 2010), Omega, monovolumes Meriva e Zafira, utilitários esportivos Blazer e Captiva e picapes Montana e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla.

Hoje, a GM conta com um efetivo de 21.701 empregados em todo o país, distribuídos nos três complexos industriais que produzem veículos – São Caetano do Sul e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e, Gravataí, no Rio Grande do Sul – e outras unidades em Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados), Sorocaba (Centro Distribuidor de Peças) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta).

NO COMMENTS

Sair da versão mobile