Outros
Sascar está certificada pela NCC de acordo com a resolução nº 245
Com isso, a empresa pode solicitar homologação pelo Denatran para ser uma das prestadoras de serviços a habilitar os sistemas de rastreamento, que serão instalados pelas fábricas em todos os veículos novos comercializados no País.
Texto: Imprensa Sascar
Foto: Divulgação
A Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva S/A, empresa especializada em soluções para gerenciamento logístico e de risco de frotas e cargas, serviços de localização e recuperação de veículos e serviços de valor agregado com tecnologias GSM/GPRS e por satélite, acaba de obter a certificação da NCC Certificações do Brasil (www.ncc.org.br). Esta certificação abre caminho para que a Sascar solicite sua homologação como fornecedora de sistema de rastreamento para veículos novos, de acordo com a Resolução 245/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A resolução 245/07 estabelece que equipamentos de localização e bloqueio, sejam instalados originalmente pelos fabricantes em todos os veículos automotivos (caminhões, ônibus, automóveis e motos) produzidos e vendidos em território nacional, a partir de setembro de 2010. A seleção dos fornecedores será realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
“A certificação é uma conquista importante, porque confirma o compromisso da empresa com a qualidade dos serviços oferecidos e a segurança da informação, além de nos permitir concorrer ao fornecimento de produtos para um mercado mais abrangente, por incluir o segmento de automóveis”, afirma José Ricardo Quintana, presidente da Sascar.
O processo de auditoria da NCC Certificações é rigoroso, com análises detalhadas de todas as etapas relativas à tecnologia da informação. Foram auditados protocolos de acesso dos colaboradores a diferentes níveis de informação e dependências da companhia; inventário e perspectivas de investimentos em softwares e hardware; capacidade de armazenamento e processamento do Data Center próprio; geradores de energia e sistemas de redundância, entre outros itens.
O Denatran está empenhado em estabelecer padrões de qualidade dos fornecedores para garantir eficácia e segurança da instalação dos sistemas e reforçar junto aos usuários finais a importância da Resolução nº 245 e o respeito ao direito de privacidade. Por isso, foram escolhidas certificadoras com atuação reconhecida no mercado para auditar e comprovar a capacidade de atendimento imediata e futura dos fornecedores. A certificação inclui a elaboração de um plano de negócios para médio prazo e sua renovação depende do cumprimento das metas estabelecidas ano a ano.
Com a entrada em vigor da resolução, ao comprar veículos novos nacionais ou importados, os consumidores já contarão com os equipamentos instalados, mas terão de autorizar sua ativação junto a empresas autorizadas pelo Denatran, que devem ser obrigatoriamente certificadas pela NCC. Se obtiver a homologação, a Sascar será uma das prestadoras de serviços autorizadas a fazer a ativação dos equipamentos, bem como o rastreamento e controle de automóveis, caminhões e ônibus.
Sobre a Sascar
Com 10 anos de atuação no segmento de dispositivos de segurança veicular e de soluções para monitorar e gerenciar frotas e cargas, a Sascar é uma empresa do Grupo GRV Solutions e ocupa a terceira posição no mercado de prestação de serviços de localização e monitoramento de veículos no Brasil em número de equipamentos instalados e ativos, com uma base de mais de 130 mil veículos.
Esta posição de mercado é garantida pela existência de uma rede de mais de 370 representantes comerciais e de assistência técnica treinada e bem distribuída no território nacional – com mais de 750 pontos de atendimento, instalados em 21 estados. Seu moderno centro de controle conta com mais de 110 posições para pronto-atendimento nacional em casos de emergência, 24 horas por dia, sete dias por semana. Tudo isto com o suporte de um Data Center próprio – instalado na sede na cidade de São José dos Pinhais (PR) –, com backup na Brasil Telecom.