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Walker anuncia investimento de U$$ 5 milhões no Brasil

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Texto: Imprensa Tenneco

A Walker, uma das subsidiárias do Grupo Tenneco no Brasil e líder mundial em sistemas de exaustão, acaba de anunciar o investimento de US$ 5 milhões para adequar suas operações no País para atender às normas da legislação PROCONVE para veículos pesados P7, baseada na diretiva européia denominada Euro 5. O montante está sendo empregado na ampliação das instalações fabris, aquisição de equipamentos, nova linha de produção para montagem de conversores chamada de MCS (Measure Calibration Stuffing) que será única no Brasil, além da contratação de técnicos especializados e tecnologia. Os investimentos tiveram início neste primeiro semestre de 2010 e vão até o terceiro trimestre de 2011.

Os requisitos da lei brasileira “Euro 5” já motivaram a aplicação de diversas tecnologias pela Walker para pós-tratamento de gases, como o DOC (Diesel Oxidation Catalyst), SCR (Selective Catalytic Reduction), DPF (Diesel Particulate Filter) e Elim-NOx (Sistema de Injeção e Gerenciamento de Dosagem de Ureia). A Walker fornecerá essas tecnologias às principais montadoras de caminhões, ônibus e motores do Brasil. “Desenvolvemos produtos para atender às novas legislações de emissões para diesel no Brasil desde 2006 e temos amplo know how sobre o assunto. “Além de fornecermos sistemas para as principais empresas do mercado local, estamos desenvolvendo, em nosso Centro de Desenvolvimento no Brasil, estas tecnologias para outros países, como a Coréia do Sul”, diz Fernando Petrolino, diretor de Engenharia e Vendas América do Sul da Walker.

Com o investimento, a Walker estará apta a desenvolver e fabricar produtos em total acordo com as normas da legislação Euro 5, podendo atender todas as solicitações de seus clientes com prontidão. Os novos limites de emissões com a Euro 5 serão de 2g/kWh de NOx (Óxidos de Nitrogênio), 0,46 g/kWh de HC (Hidrocarbonetos), 1,5 g/kWh de CO (Monóxido de Carbono), 0,02 g/kWh de MP (Materiais Particulados) e 25 ppm de NH3 (amônia) no ciclo ESC (European Stationary Cycle). “Estas novas tecnologias vêm se adicionar às tecnologias já existentes para desenvolvimentos de veículos de passeios, com foco em conversores e coletores”, afirma Petrolino.

Futuro
Enquanto investe para atender a Euro 5, a Walker já planeja investimentos visando também a legislação Euro 6, que entra em vigor para homologação de novos veículos na Europa em 2013 e no Brasil por volta de 2017 (período estimado). “A Euro 6 é bem mais rigorosa e demandará a contratação de novos engenheiros e técnicos que possam suportar tanto a fase de desenvolvimento do produto, bem como o processo de manufatura. Os investimentos para a Euro 6 devem acontecer entre 2015 e 2016 e também englobarão novas ampliações de nosso parque fabril. O mais importante é que dominamos essa tecnologia no Brasil e ela gerará renda e empregos no País”, finaliza Petrolino.

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