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China Changan Automobile Group e PSA Peugeot Citroën assinam um contrato de Joint-Venture automotiva na China
Xu Bin, Presidente da China South Group Industries Corporation, principal acionista da Changan, e Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, assinaram hoje, 09 de julho de 2010, em Paris, um acordo sobre a criação de uma joint-venture, na presença de Wu Bangguo, presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo chinês, de Bernard Accoyer, presidente da Assembléia Nacional francesa, e de Gao Hucheng, vice-ministro do Comércio da República Popular de China.
Combinando a experiência de dois líderes, um chinês e um europeu, a joint-venture irá produzir e comercializar na China gamas de veículos comerciais leves e carros de passeio. Inicialmente, os esforços serão concentrados na introdução na China da linha Citroën DS, bem como no lançamento de uma nova marca. Posteriormente, o contrato prevê que a joint-venture irá comercializar veículos sob as outras marcas dos dois parceiros: Peugeot e Changan.
Com sede em Shenzhen, na província de Guangdong, a joint-venture terá, em um primeiro momento, uma capacidade de produção anual de 200.000 veículos e motores que atendem as melhores normas ambientais. Ela terá duas linhas de produção, sendo uma já existente, que será renovada, e outra nova, que será construída. Cada linha será usada para a produção de uma gama específica de veículos. Também será criado um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.
A joint-venture terá um capital de 4 bilhões de RMB, dividido em partes iguais entre os dois parceiros. O montante de investimento inicial é de 8,4 bilhões de RMB.
O lançamento do primeiro veículo está previsto para o segundo semestre de 2012.
O projeto da joint-venture está sujeito à aprovação final das autoridades competentes.
Sobre o grupo Changan
A China Changan Auto Group Co., Ltd (depois Changan China) é um importante grupo de empresas resultante da reestruturação do China South Group Motor Industries Corp (CSGC) e da Aviation Industry Corporation of China (Avichina). Sua sede é em Pequim. A CSGC e a Avichina detêm, respectivamente, 77% e 23% do capital da China Changan. A empresa agrupa atualmente 21 empresas na produção de automóveis, incluindo algumas joint-ventures (Changan Ford Mazda, Suzuki Changan). Sua capacidade de produção supera 2,2 milhões de unidades. Suas linhas de produtos vão desde carros de passeio a veículos comerciais. A China Changan é o 4º maior grupo automotivo chinês, com cerca de 1,87 milhão de veículos fabricados e vendidos em 2009. Ela produziu e vendeu no primeiro semestre de 2010 cerca de 1.270.000 veículos, se posicionando em terceiro lugar no mercado chinês. A China Changan pretende fabricar e vender este ano 2,2 milhões de veículos.
A PSA Peugeot Citroën
Com 3.188.000 veículos vendidos em 2009 em todo o mundo (1,856 milhão no primeiro semestre de 2010), a PSA Peugeot Citroën é o segundo maior fabricante de automóveis da Europa e líder europeu de veículos comerciais leves, com 22,7% de participação de mercado no segmento. Com duas marcas de renome mundial, Peugeot e Citroën, o Grupo está presente comercialmente ou industrialmente em 160 países ao redor do mundo e emprega 180 mil pessoas.
A PSA Peugeot Citroën já atua industrialmente e comercialmente na China através da DPCA, uma joint-venture com o Grupo DFM, assim como por meio de suas atividades com veículos importados, seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design baseado em Xangai e as atividades de suas subsidiárias: Faurecia (fabricante de componentes automotivos), GEFCO (logística), Banco PSA Finance e Peugeot Motorcycles. Diretamente ou através de suas joint-ventures, a PSA Peugeot Citroën emprega mais de 16.000 pessoas na China.
Com mais de 272 mil veículos vendidos em 2009 (crescimento de 52% em relação ao ano anterior), a China se tornou o segundo maior mercado no mundo da PSA Peugeot Citroën. No primeiro semestre de 2010, as vendas do Grupo no país chegaram a 176.000 veículos, uma evolução de 49% em um mercado que cresceu 27%.