Outros
Consórcio Iveco projeta crescimento de 33% em 2010
Como forma de aquisição de bens o consórcio continua sendo boa opção a todos os perfis de clientes
Texto: Imprensa Iveco
O Consórcio Iveco, que completará 12 anos de atividades em novembro de 2010, está com uma expectativa positiva para o segundo semestre de 2010. Com o aquecimento do mercado nacional de veículos comerciais, a administradora de consórcio da marca tem o objetivo de alcançar 33% de crescimento até o final do ano. Um patamar que possibilitará a comercialização de 1.600 cotas e resultará no recorde de quantidade de consórcios vendidos e de volume de crédito em um só ano pela instituição. Além disso, o Consórcio Iveco comemora o sucesso da ação “Olé Espanha”, o lançamento da promoção “Europa do seu jeito” e a marca histórica de 7.500 veículos entregues aos seus consorciados.
Na opinião de Adriano Bruni, gerente de Operações do Consórcio Iveco, neste ano, o mercado começou com uma resposta muito forte. “No primeiro quadrimestre registramos um aumento de cerca de 30% nas operações. A economia vem se portando bem e o transportador procura as melhores alternativas de crédito”, afirma. “O segundo semestre, tradicionalmente, gera volumes maiores de negócios. Tudo isso, vem nos motivando a almejar um crescimento de 33% sobre as vendas de cotas de consórcio em comparação a 2009”, completa o gerente.
Ainda de acordo com Bruni, a expectativa da instituição prevê uma comercialização de cerca de 1.600 cotas ao longo de 2010. “A Iveco vem renovando sua gama e lançando novos produtos. Em virtude da marca ter a gama mais moderno do mercado, a procura pelo Consórcio Iveco tem crescido”.
Em novembro de 2010, o Consórcio Iveco completa 12 anos e já conta com um balanço expressivo. Até hoje, a administradora já vendeu mais de 14.000 cotas e entregou aproximadamente 7.500 veículos Iveco. As campanhas promocionais organizadas também registram sucesso de adesões. Em 2007 e 2008, a ação “Programa Campione”, com o novo Stralis, levou aproximadamente 1.000 pessoas para a Itália. Em 2009, foi a vez do lançamento da promoção “Olé Espanha”, que desde o ano passado até o final deste ano, levará o mesmo número de consorciados para visitar as cidades de Madri e Barcelona.
O Consórcio Iveco acaba de lançar sua nova promoção, “Europa do seu jeito”. O cliente que adquirir uma cota de consórcio do novo pesado Iveco Stralis NR até março de 2011 ganhará duas viagens para a Europa, sem sorteio e com a inédita possibilidade de escolher entre quatro destinos: Paris, Roma, Madri ou Lisboa. A expectativa mira em levar mais de 1.200 pessoas à Europa neste ano e em 2011. “Ou seja, em um período de quatro anos, levaremos mais de 4.000 pessoas ao Velho Continente”, planeja Adriano Bruni.
Consórcio, uma opção crescente, com custos menores
Segundo dados divulgados pela Abac – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, a modalidade registrou um crescimento de 38,5% em todos os segmentos (veículos automotores, imóveis, eletroeletrônicos e serviços) no primeiro quadrimestre deste ano. Em termos de valores, o sistema de consórcios como um todo disponibilizou a soma de R$ 18,7 bilhões na praça, em contrapartida aos R$ 13,5 bilhões utilizados de janeiro a abril de 2009. De acordo com as estatísticas levantadas pela Abac, um dos fatores que resultou no crescimento das vendas nos diversos setores da modalidade, foi a renovação da frota nos veículos pesados.
Nos primeiros quatro meses deste ano, o segmento de veículos pesados, englobado pela entidade em caminhões, ônibus, semi-reboques, tratores e implementos, cresceu 14,4% em comparação ao mesmo período de 2009, o que gerou um volume de 13,5 mil novos clientes. Atualmente, participam cerca de 163 mil consorciados nesse segmento.
“O setor de Transportes vem se profissionalizando cada vez mais nos últimos anos. Por isso, o consórcio está em alta. O cliente que se programa melhor foge dos juros e encontra maior sustentação e custos menores para ampliar ou renovar a sua frota”, opina Bruni.
O gerente do Consócio Iveco tem plena certeza de que houve uma mudança no perfil de quem opta por esta modalidade. Anteriormente, o cliente mais comum era o autônomo, que respondia por 60% do mercado em comparação às pequenas, médias e grandes empresas. Hoje, a realidade é justamente o contrário. Os autônomos representam 40% da carteira de clientes da administradora. “Um fenômeno explicado pela maior formalização das empresas, que utilizam o consórcio em 80% das vezes para aumentar ou atualizar a sua frota”, salienta o gerente.
Em quase 12 anos de existência, o Consórcio Iveco tem focado suas ações nas atualizações de serviços e no atendimento cada vez melhor ao cliente. A instituição investe com prioridade nessas áreas e também na criação de ferramentas mais ágeis de acesso e consulta da situação da cota de cada consorciado, além de estar sempre inovando em seus planos de vendas.
O cliente tem à disposição um portal rápido e de fácil manuseio pelo endereço www.consorcioiveco.com.br. No site faz-se possível visualizar planos à venda, produtos Iveco, a rede de concessionárias, assistir a assembléias ao vivo e consultar seus respectivos resultados, além de ofertas de lance, impressão de boletos, extrato de Imposto de Renda e outras funcionalidades.
“Os diferencias do Consórcio Iveco em relação aos concorrentes são maior economia, lances facilitados e sem juros, sem adesão, sem taxas de expediente ou seguro”, conclui Adriano Bruni.