Um dos maiores vencedores do Rally dos Sertões estreará em 2010 por uma nova categoria. Trata-se do piloto Edu Piano, que possui quatro títulos da maior prova off road do país, um como piloto de carros e outros três com caminhões. Na 18ª edição da prova Piano seguirá competindo nos caminhões, mas desta vez utilizará um Ford Cargo modelo 1722e 4×4, que se enquadra na categoria pesados.
“Será tudo novidade, pois não temos histórico deste caminhão em provas de rali. Estamos usando um sistema de tração 4×4 com reduzida, desenvolvido pela Território 4×4 do Brasil Veículos Especiais. Já toda a preparação do FCargo é da Território Motorsport , desde os itens de segurança como a gaiola até alterações no comprimento do chassis”, comentou Piano, que terá como parceiros Solon Mendes e Marcos Vinicius Alves.
Em 2010 o Rally dos Sertões terá o roteiro mais técnico de sua história, com 54% de trechos cronometrados. O trajeto será 95% inédito, o que dificultará ainda mais o trabalho de pilotos e navegadores, exigindo um bom preparo para percorrer os 4.593 quilômetros ligando Goiânia (GO) a Fortaleza (CE).
Parceiro de Edu Piano nos três títulos conquistados nos caminhões, Solon Mendes se mostra motivado para estrear o novo veículo em um trajeto inédito e relembra outra estreia, a do Sertões 2007. “Sabemos como é grande e desafiador estrear um novo caminhão. Mas confio muito nos projetos do Edu e já passamos por algo parecido em 2007, quando andamos pela primeira vez com o F4000 4×4 na terra, direto no Prólogo do Sertões e fomos Campeões”, afirmou.
A equipe Ford Racing Trucks / Território Motorsport competirá contra outros sete adversários, que já realizaram suas inscrições para a prova. Além dos veículos pesados, 56 carros, 78 motos e 12 quadris também disputarão a maior aventura brasileira, totalizando 230 competidores.