Com o início das férias, a Continental (www.conti.com.br) recomenda a todos os motoristas que examinem seus pneus cuidadosamente, não apenas verificando a profundidade dos sulcos, mas também buscando qualquer dano que porventura possa ter ocorrido na banda de rodagem ou nas laterais.
“Como no período de férias normalmente se transporta mais passageiros e um volume maior de carga, é mais do que recomendável ficar atento ao estado dos pneus”, alerta Cesar Maldonado, gerente de serviços ao consumidor da Continental Pneus no Brasil.
Segundo ele, “a melhor forma de verificar a profundidade dos sulcos, que deve ser de no mínimo três milímetros, é inserir uma moeda de R$ 1,00 entre os blocos dos sulcos. Se a parte dourada ficar coberta, então a profundidade é suficiente. Caso contrário, é importante se ter consciência de que um pneu nessas condições aumenta em muito o risco de aquaplanagem, bem como amplia a distância necessária para a frenagem em pista molhada”.
A pressão dos pneus também deve ser cuidadosamente checada antes da viagem. Devem ser considerados fatores como o tráfego em velocidades maiores do que as registradas no trânsito urbano e o peso adicional transportado. Cesar Maldonado chama atenção para a necessidade de a calibragem ser feita com os pneus frios. “Longos trechos percorridos implicam em temperaturas mais altas para os pneus. O ar se expande e o resultado final é uma medida incorreta para a calibragem”, ressalta.
Os valores corretos de calibragem estão impressos nos manuais dos veículos ou em etiquetas localizadas no porta-luvas, na parte interna das portas ou na tampa do tanque de combustível.
Outro importante alerta é para as pessoas que alugam carros em suas férias. Como a demanda por veículos alugados cresce muito nas principais destinações turísticas, muitas vezes a equipe da locadora não tem tempo suficiente para fazer a correta calibragem dos pneus. Sempre é recomendável conferi-la no primeiro posto que estiver no seu caminho.