Home Outros Volkswagen alcança marco histórico de um milhão de Fox produzidos

Volkswagen alcança marco histórico de um milhão de Fox produzidos

0

Fox foi criado e desenvolvido no Brasil e é exportado para 20 países
Texto e Imagem: Imprensa Volkswagen

A Volkswagen do Brasil comemorou no dia 30 de junho, na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o marco de um milhão de unidades do Volkswagen Fox produzidas no País. O evento histórico contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Desde o lançamento do modelo, em 2003, cerca de 70% da produção do Fox foi destinada ao mercado interno e o restante para a exportação. Ele é o quinto modelo da Volkswagen do Brasil a ultrapassar a marca de um milhão de unidades fabricadas – os anteriores foram o Fusca, Brasília, Kombi e Gol.
Projeto inteiramente nacional, o Fox segue o conceito de “design around the passengers” (desenvolvido em torno dos passageiros), caracterizando-se pelo amplo espaço interno. Voltado para o uso familiar, apesar de suas pequenas dimensões externas proporciona conforto para até cinco ocupantes e muita versatilidade, com destaque para o grande número de porta objetos e o banco traseiro deslizante, que possibilita aumentar o volume do portamalas.

O Fox foi o introdutor no Brasil de uma nova categoria de automóveis, os “high roof”, veículos que têm o teto elevado em relação aos carros compactos. Esta característica resulta num posicionamento do motorista mais elevado, proporcionando excelente visibilidade no trânsito urbano, qualidade que contribui para maior segurança ao dirigir e é apontada como um dos pontos mais apreciados do Fox. Além da versão inicial, com duas ou quatro portas, a família Fox conta com o off road CrossFox e a sport van SpaceFox, produzida na Argentina.

No Brasil, a linha Fox é equipada com os motores Volkswagen TotalFlex 1.6 e 1.0, reconhecidos por sua resistência, confiabilidade e economia, além do bom desempenho. O carro também se caracteriza pela excelente estabilidade e pela dirigibilidade, combinando o conforto de rodagem à segurança e o prazer de dirigir.

O Novo Fox

A segunda geração do Fox foi lançada no último trimestre do ano passado, com a introdução do Novo Fox. A nova versão foi resultado de um amplo trabalho de design e engenharia, envolvendo centenas de colaboradores da Volkswagen do Brasil e mais de 450 mil horas de trabalho e centenas de milhares de quilômetros de testes de rodagem, em pistas e estradas no Brasil e no exterior.

Externamente, o Novo Fox passou a ter linhas mais harmônicas e horizontalizadas, adotando as diretrizes internacionais do novo DNA de design da Volkswagen. O desenvolvimento do novo visual foi norteado, também, pelo cuidado com a aerodinâmica, que influencia diretamente o consumo de combustíveis – além da simulação em computadores, foram realizados extensos testes em túnel de vento, na matriz da Volkswagen, na Alemanha.

O Novo Fox trouxe, também, um interior totalmente renovado. Levando em conta que, cada vez mais, as pessoas despendem maior tempo de suas vidas no interior de seus carros, a Volkswagen se preocupou em proporcionar aos usuários do modelo um ambiente acolhedor e confortável. Adotando o conceito de um “lounge”, os designers selecionaram materiais de cores suaves e, principalmente, com texturas agradáveis ao toque. O lado funcional não foi esquecido e o carro ganhou novo painel com quatro instrumentos analógicos, novo portaluvas com tampa, novos volantes multifuncionais e novos acessórios de série e opcionais.

A renovação da linha Fox continuou com o lançamento do Novo CrossFox, em novembro de 2009, trazendo também importantes alterações de estilo e importantes mudanças, como o novo suporte do estepe traseiro, que facilitou e diminuiu o esforço necessário para a abertura do portamalas. Da mesma forma que o Novo Fox, o Novo CrossFox ganhou linhas mais elegantes, sem perder o caráter esportivo que o caracteriza. Seguindo a mesma linha de evolução, o interior mereceu atenção especial, ganhando em conforto e funcionalidade.

O Novo Fox conta, opcionalmente, com a transmissão automática ASG (Automated Sequential Gearbox), oferecendo maior conforto ao condutor, principalmente no para-e-anda dos grandes centros urbanos. Com cinco marchas, o câmbio automatizado permite trocas manuais ou automáticas, proporcionando o mesmo conforto e praticidade das transmissões automáticas tradicionais, com a vantagem de não aumentar o consumo de combustível nem prejudicar o desempenho, além de ter custo substancialmente menor.

A renovação da família Fox se completa este mês com o lançamento do Novo SpaceFox, seguindo os mesmos parâmetros de inovação do Novo Fox e Novo CrossFox.

Sucesso no exterior

Concebido “por brasileiros para brasileiros”, o design do Fox mostrou ter qualidades universalmente apreciadas. O veículo foi o primeiro carro totalmente desenvolvido no Brasil a ser exportado para a Europa, onde foi lançado em 2005, e chegou a ser o carro pequeno mais vendido na Alemanha.

Atualmente, o Fox é exportado para vinte países na Europa, África e América Latina. No total, até o final do mês de maio deste ano, foram exportadas mais de 300 mil unidades.
No exterior, o Fox é oferecido com motorização 1.2, 1.4 e 1.6 a gasolina e também com motor diesel 1.4 TDI, opção bastante apreciada na Europa. Uma curiosidade relativa à exportação: no México, o Fox foi rebatizado como Lupo – o presidente do país, na época do lançamento, chamava-se Vicente Fox.

Países para onde o Fox é exportado:

• Argentina
• Alemanha
• Áustria
• Bélgica
• Curaçao
• Dinamarca
• Eslováquia
• Eslovênia
• Espanha
• França • Grécia
• Holanda
• Inglaterra
• Irlanda
• Itália
• Luxemburgo
• Paraguai
• Portugal
• Ilhas Reunião
• Suiça

Fábrica Volkswagen em São José dos Pinhais (PR)

A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) é uma das mais eficientes do Grupo Volkswagen, com capacidade para produzir 870 carros/dia, utilizando padrões internacionais de qualidade e aplicação de alta tecnologia. Inaugurada em janeiro de 1999, com investimentos que já ultrapassaram 1 bilhão de Euros, produz atualmente os modelos Golf, Fox e CrossFox. Possui área total de 1.300.000 m², uma área útil de 303.000 m² e ainda 333.000 m2 de área de proteção ambiental.

A unidade apresenta layout inovador: as áreas de Armação, Pintura e Montagem Final convergem para o Centro de Comunicação, um prédio triangular no meio da fábrica, onde estão concentrados os escritórios administrativos, jardins de inverno, cafeteria, agência bancária e refeitórios. O objetivo é integrar todas as áreas, tornar mais rápido o fluxo de informações e favorecer a melhoria contínua da qualidade.
Além de utilizar tecnologias avançadas como solda a laser e pintura à base de água, a montadora inovou no sistema de logística ao instalar 16 fornecedores (bancos, pneus, vidros etc.) no terreno da fábrica, formando o Parque Industrial Curitiba (PIC). Responsável pela geração de 3,5 mil empregos diretos, a Volkswagen estima ter criado cerca de 10 mil empregos indiretos. Localizada às margens da rodovia PR 25, a Volkswagen foi a primeira montadora do Paraná a receber a certificação ISO 9001, o que favorece a exportação dos carros produzidos pela fábrica, além de também possuir as certificações ISO 14001 e VDA 6.1.

NO COMMENTS

Sair da versão mobile