O modelo mais rápido e potente já produzido pela montadora inglesa estará no Salão do Automóvel e já está disponível para vendas
Texto e Foto: Imprensa Bentley
A Bentley, tradicional fabricante britânica de veículos, conhecida por revolucionar a engenharia automotiva desde 1919, lança no Brasil o Continental Supersports, o carro mais rápido e potente já desenvolvido nos 90 anos de história da empresa.
O Supersports é um musculoso coupé que oferece o melhor desempenho de velocidade da categoria e uma experiência única de controle para o motorista. O modelo é o primeiro da marca a rodar com bicombustível, tornando a Bentley a primeira marca de carros de luxo a incorporar essa tecnologia sustentável em seus modelos. Até o ano de 2012 a fabricante pretende tornar todos os seus modelos compatíveis com combustíveis renováveis.
Com 621 cv de potência, o motor 6 litros em W12 duplamente alimentado por turbo do Supersports estabelece novos padrões de desempenho para a Bentley. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e alcança a velocidade final de 329 km/h. Colabora para o desempenho a nova transmissão automática de seis marchas ZF 6HP26 com o sistema ‘Quickshift’, que reduz o tempo de mudança da marcha em 50% e permite reduções de marcha duplas (por exemplo, da 6ª para a 4ª marcha).
O desempenho é favorecido, ainda, por um conjunto de melhorias do chassi e reduções de peso que colaboram na aderência, agilidade e resposta. Uma nova bucha hidráulica do circuito de fuga é 33% mais dura garantindo mais controle antes e depois do movimento da roda. A geometria da barra “anti-roll” da Bentley também foi revisada para melhorar a firmeza da rolagem, enquanto o sistema de direção Servotronic com sensor de velocidade foi adaptado para curvas mais fechadas, melhor sensação e linearidade.
“O Supersports é um supercarro real imensamente capaz, com agilidade e tração em todas as situações de direção. O novo sistema de tração nas quatro rodas com tendência traseira e o renovado sistema ESP permitem que o motorista explore totalmente o potencial do motor W12 e do chassi otimizado”, comenta Brian Gush, Diretor de Engenharia de Chassi e Powertrain da Bentley
O design do Supersports foi concebido para que o formato tenha impacto no desempenho, todos os detalhes e formas esculturais do carro foram propositalmente projetadas para revelar a evolução da engenharia por traz do visual do modelo. Com uma inspiração no icônico modelo do Continental GT, o Supersports apresenta grandes aberturas verticais de admissão e duas entradas de ar no capô. O carro se diferencia dos outros esportivos Bentley pelo acabamento exclusivo em aço escurecido presente em todas as ferragens externas, incluindo as grades dianteiras, faróis, armações das janelas e rodas.
“O Continental Supersports reflete a paixão e o entusiasmo dos engenheiros e projetistas da Bentley. Este é o Bentley mais rápido e mais extremo de todos os tempos, com características de supercarro. E, ainda, é o pioneiro no uso de tecnologia de combustível Flex no setor de luxo”. , Dr. Franz-Josef Paefgen, Presidente e Chefe-Executivo da Bentley
E85
O uso de biocombustível no Supersports é o primeiro passo no compromisso da empresa em tornar toda a sua gama de modelos compatível com combustíveis renováveis até 2012.
O carro é capaz de rodar com combustível E85 (mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina), gasolina pura ou qualquer mistura dos dois.
A utilização do etanol exigiu uma revisão completa do sistema de combustível para suportar o poder corrosivo do combustível. A unidade de controle do motor mapeia instantaneamente o combustível, para garantir que todos os parâmetros de desempenho permaneçam equilibrados e consistentes. A potência e o torque são constantes, qualquer que seja a relação de gasolina e E85.
Redução de peso
A performance inigualável do Supersports não se deve apenas ao motor. O carro traz uma série de iniciativas que reduzem o seu peso em 110 kgs em comparação com o Continental GT Speed. Entre elas, podem se destacar os assentos traseiros substituídos por um compartimento para bagagem. Os bancos dianteiros com conchas traseiras em fibra de carbono, material que também substitui as folhas de madeira tradicionais do painel, trazendo mais esportividade para o seu interior. Os freios são de cerâmica – os maiores e mais poderosos freios já instalados em um carro de produção – e reduzem 20 kgs.
Incorporando o espírito extremo do Supersports, os projetistas de interior da Bentley criaram um ambiente exclusivo. A fibra de carbono, o Alcantara (um material de alta qualidade parecido com camurça), e couro macio fornecem uma interpretação muito diferente da manufatura Bentley. Os artesãos e artesãs da fábrica da empresa em Crewe, Inglaterra, mesclam estes materiais com o couro e ferragens de primeira qualidade, o que garante a sofisticação típica de um Bentley.
“O desenvolvimento do Supersports foi conduzido pela paixão e entusiasmo de um pequeno grupo de projetistas e engenheiros. Seu objetivo era simples: criar um carro de alto desempenho que transpirasse adrenalina e potência, onde forma segue função”, disse Dr. Ulrich Eichhorn, Membro da Diretoria de Engenharia.
O nome “Supersports” é inspirado no carro de dois lugares modelo Supersports original de 3 litros introduzido em 1925, uma evolução do Speed de 3 litros. O Supersports de 85 cv foi o primeiro carro da marca a atingir 160 km/h (100 mph) e também foi reconhecido pela aplicação da tecnologia que levou a Bentley à vitória na corrida de Le Mans. Pouco mais de 80 anos depois, a mesma atmosfera esteve presente entre os engenheiros da Bentley. Como o Supersports original projetado por W.O. Bentley, a atenção estava voltada para desenvolver um carro com os mesmos extremos de potência, engenharia e estilo, um carro que passasse os padrões determinados pelo fundador, para ser “um carro rápido, ótimo, o melhor em sua categoria”.
O automóvel já está disponível no showroom da Bentley em São Paulo e estará exposto no estande da Bentley no Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Ficha técnica
Bentley Continental Supersports coupé
motor: 6.0L W12 duplamente alimentado por turbo
Potência: 621 cv
Aceleração: 0 a 100 km/h em 3,9 segundos
Velocidade máxima: 329 km/h
Dimensões
Comprimento: 4804mm
Largura: 1945mm
entre – eixos: 2745mm
Peso: 2565kg
motor: 6.0L W12 duplamente alimentado por turbo
Potência: 621 cv
Aceleração: 0 a 100 km/h em 3,9 segundos
Velocidade máxima: 329 km/h
Dimensões
Comprimento: 4804mm
Largura: 1945mm
entre – eixos: 2745mm
Peso: 2565kg





