Prêmios e mais de 30 mil unidades emplacadas no primeiro ano de comercialização comprovam sucesso do sedan da Honda Automóveis no Brasil

Texto e Foto: Imprensa Honda

O terceiro modelo produzido pela Honda Automóveis no Brasil completa um ano e virou sucesso no mercado nacional. Sua versão 2011 chega às concessionárias com tudo o que se pode esperar de um carro: conforto, espaço, comodidade e potência.

Alguns resultados expressam como o modelo foi aceito pelo exigente consumidor brasileiro num curto espaço de tempo. Comercializado em três versões (LX, EX e EXL), o sedan contabilizava mais de 33 mil unidades emplacadas até o final de julho de 2010. Além disso, o Honda City foi eleito como “A Melhor Compra” do ano na categoria “carros de R$ 50 mil a R$ 60 mil”, em pesquisa realizada pela revista Quatro Rodas.

O sedan chamou muito a atenção desde a sua chegada. A começar pelo fato de ter sido desenvolvido seguindo o conceito cool lounge, que visa oferecer o máximo de soluções inteligentes que privilegiam funcionalidade e ergonomia. Seu design é agressivo e possui o conceito arrowshot form, que se assemelha a uma flecha a ponto de ser atirada com um arco em alta tensão.

Na parte dianteira, o desenho contínuo da grade com o conjunto óptico transmite um formato dinâmico para o veículo. A grade frontal possui vincos e uma forma compatível com as linhas harmoniosas.

No conjunto óptico, a qualidade fica evidente nos faróis dianteiros angulosos e com iluminação de elevado alcance, que contribui para melhor visão noturna. Sua disposição realça a aparência ousada do modelo. Os faróis de neblina foram instalados na entrada de ar do para-choque dianteiro na versão EXL, conferindo também um aspecto esportivo.

A esportividade está expressa em alguns detalhes, como a ponteira do escapamento cromada aplicada nas versões EX e EXL. Essas duas versões, aliás, possuem rodas de liga leve de 16 polegadas, enquanto a versão LX, considerada como a de entrada, tem rodas de liga leve de 15 polegadas. As versões EX e EXL dispõem de retrovisores com aviso luminoso de mudança de direção, funcionando como um eficiente item de segurança ativa. Já a antena está localizada na parte traseira do teto em todas as versões.

Interior aconchegante

Outro destaque do Honda City é o seu interior. É aconchegante, bem iluminado e convidativo, resultado da combinação de cores e da qualidade dos materiais empregados no acabamento. Um veículo que proporciona, acima de tudo, bem estar aos ocupantes. Seu habitáculo é amplo. Isso se deve aos seus privilegiados comprimento (4.400mm) e largura (1.695mm), oferecendo o máximo de conforto para os ocupantes. Sua distância entre eixos é de 2.550mm.

Os bancos das versões LX e EX são revestidos em tecido. Já a top de linha, a EXL, possui couro nos bancos. Aliás, todas as versões têm um confortável sistema de reclinação dos bancos traseiros com dois estágios. Isso permite que os passageiros relaxem e se sintam confortáveis durante longas viagens. Sem exceção, o sedan possui encosto de cabeça regulável para todos os ocupantes. O modelo tem apoio de pé em todas as versões. Já o espaço de seu porta-malas supera a expectativa do consumidor —capacidade para 506l.

Como comodidade, possui porta objetos sob o banco traseiro, além de inúmeros espalhados por lugares estratégicos do modelo. Já o volante tem ajuste de profundidade e altura, oferecendo uma posição natural de direção. Como benefício, a posição apropriada reduz o cansaço do piloto em longas viagens e assegura o conforto e o prazer de dirigir. As portas com abertura em três estágios ampliam a facilidade de entrar e sair do veículo.

O Honda City possui painel blackout com acesso às informações claras e precisas sobre autonomia, consumo instantâneo, consumo médio, hodômetro parcial e hodômetro total. O modelo também possui sistema avançado de som com rádio CD-Player (MP3/WMA) e entrada auxiliar (P2/USB). O ar condicionado digital é encontrado nas versões EX e EXL, e, manual, na LX.

Um veículo potente

O motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) de 1.5l está em todas as versões (LX, EX e EXL) do City. Este propulsor gera 115 cv a 6.000 rpm, na utilização de gasolina, e 116 cv a 6.000 rpm, quando for apenas álcool. O motor possui torque de 14,8 kgf.m a 4.800 rpm. Ou seja, excelente potência e torque com baixo consumo de combustível. Todas as versões possuem transmissão automática e manual de cinco velocidades.

O sedan dispõe de injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O sistema computadorizado conta com um módulo de controle do motor ECM (Engine Control Module) conectado a sensores que monitoram diversas condições do veículo. A versão EXL, a top de linha do modelo, conta com o avançado Paddle-Shift., que permite trocas de marcha manuais com o acionamento de alavancas localizadas no volante, assim como nos carros de F-1.

Para uma resposta mais eficiente e precisa da direção, o modelo conta com o sistema de direção eletricamente assistida EPS (Electric Power Steering), que o torna mais leve em baixas velocidades e firme em altas.

Extremamente seguro

Não bastasse isso, o Honda City é um carro extremamente seguro. Todas as versões do modelo possuem airbag frontal duplo (motorista e passageiro). Apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes também são destaques.

O novo sedan da Honda foi projetado com o Advanced Compatibility Engineering (ACE), que incorpora uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e na dispersão de impactos em uma grande área. Há um compromisso com a segurança dos pedestres e, para isso, a superfície do capô foi desenvolvida para se deformar, assim como o para-choque, e minimizar impactos de um eventual atropelamento.

No sistema de freios, a versão LX tem freios dianteiros a disco e traseiros a tambor. Já as versões EX e EXL vêm equipadas com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que calcula e distribui a pressão apropriada a cada roda em frenagens bruscas, evitando seu travamento e mantendo a dirigibilidade.

O Honda City 2011 tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e estará disponível nas cores Branco Taffeta Sólido, Dourado Poente Metálico, Prata Global Metálico, Grafite Magnesium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Preto Cristal Perolizado e Verde Deep Perolizado.

Seus preços públicos sugeridos são de R$ 57.420,00 (LX MT), R$ 61.300,00 (LX AT), R$ 62.975,00 (EX MT), R$ 66.855,00 (EX AT), R$ 66.780,00 (EXL MT) e R$ 72.625,00 (EXL AT) com frete incluso (base Estado de São Paulo). Os clientes podem obter informações sobre a concessionária mais próxima pelo site www.honda.com.br ou pelo telefone 0800 701 3432.