O cronograma da oficina de Maurício Neves vem sendo cumprido à risca, e nem a chuva que caiu ontem na capital paranaense atrapalhou os planos de Klever. O piloto gaúcho, que terá no Sertões o potiguar Flavio Marinho de França como navegador, embarca neste final de semana para Goiânia (GO), onde no próximo dia 10 acontece a largada para a maior prova off road do Brasil.
“Este carro é totalmente diferente daquele que utilizamos no Dakar, a evolução foi muito grande. Conseguimos melhorar a suspensão e reduzir o peso. Isso principalmente porque, como no Sertões teremos estrutura para reabastecimento, foi possível adotar um tanque menor, que melhorou a dirigibilidade, estabilidade e equilíbrio do conjunto”, disse Klever.
O motor foi a parte que menos alterações sofreu, embora tenha sido adotado um Mitsubishi V6 3.5 Flex, mas o ganho de potência foi da ordem de 50 Hp e segundo o próprio piloto a melhora do conjunto foi excelente.
“Fiquei muito contente, o carro melhorou tanto que gostaria até de ter um pouco mais de motor. Como não daria tempo de testar uma nova especificação de motor e visando a confiabilidade, optamos por usar esta unidade mesmo. Estava chovendo e fizemos o shakedown em uma pista com lama, e mesmo em um piso complicado o comportamento geral foi excepcional”, completou Kolberg.
O Rally Internacional dos Sertões começa no próximo dia 10, terça-feira, com um roteiro composto por dez especiais, largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE) depois de 4.486 quilômetros de muita pedra e poeira, onde serão conhecidos os campeões de 2010.
Configuração padrão para os principais pontos do carro:
Protótipo Etanol By ProMacchina
Motor: Mitsubishi 3.5 – 6 cilindros em V, Flex
Eletrônica programável de competição
Ventoinha dupla elétrica com sistemas individuais de acionamento
Potência: 240 HP/5.500 RPM
Cambio e caixa de transferência Mitsubishi com opções de tração 4×2, 4×4, 4×4 bloqueado e 4×4 reduzido
Diferenciais com blocantes
Embreagem multidisco para até 100 kilos de torque
Tanque: 350 L para autonomia de 500 km em ritmo de competição
Sistema duplo para bombas de combustível
Suspensão independente dianteira e traseira
2 amortecedores Ohlins por roda
Freio a disco nas 4 rodas
Macaco Hidráulico
Velocidade Máxima: 180 km/h
Peso bruto: 1.875kg
Comprimento: 4.475mm
Largura: 1.990mm
Altura: 1.850mm
Base: 2.900mm
Rodas: 7″ X 16″
Chapão protetor inferior
Pranchas de desencalhe
Gaiola de segurança padrão FIA
