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WebMotors completa 15 anos e registra audiência média de 8,6 milhões de usuários únicos por mês

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Texto: Imprensa WebMotors

O portal WebMotors, maior canal automotivo online do país, celebra nesta semana seus 15 anos de atividades. A empresa que hoje pertence ao grupo Santander registra audiência média de 8,6 milhões de usuários únicos por mês, e mais de 345 mil visitas diárias (dados da Predicta), cerca de 13% de todo o inverso da internet brasileira. Com a maior audiência entre os sites especializados em automóveis e motos, a WebMotors atua no segmento de classificados de veículos, conta com mais de 120 mil anúncios de todo o Brasil e tem a maior rede de produtos e serviços do segmento.

“São 15 anos de uma história de sucesso marcada pela sinergia com a Aymoré Financiamentos e o grupo Santander, o que resulta em soluções de financiamento que ajudam a realizar sonhos que começam em nosso portal, quando o internauta tem o primeiro contato com o veículo que deseja comprar”, afirma Ronaldo Rondinelli, superintendente do WebMotors.

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De acordo com Daniela Cutlip, gerente de marketing do portal, os números positivos são reflexos do investimento em novas oportunidades de comunicação. “Inovação na estratégia de mídia, divulgação direcionada e regionalizada, trazem maior audiência qualificada para o portal e relevância para o publico alvo”, diz Daniela.

Em 2009, o WebMotors fechou o ano com faturamento de R$ 50 milhões, o que consolida o portal como referência também em negócios para anunciantes, compradores e vendedores.

No www.webmotors.com.br o internauta encontra o maior estoque de automóveis e motos com a maior visibilidade da web, dicas para fazer uma negociação segura e ferramentas de interação entre compradores e vendedores como o alerta SMS, que avisa quando um internauta visualiza o anúncio no site; o vídeo vendas e o chat, que permitem a comunicação em tempo real e uma série de outros serviços. Para facilitar a negociação dos veículos anunciados de concessionárias ou pessoa física, a WebMotors disponibiliza as ferramentas da Aymoré Financiamentos com financiamentos entre as revendas e também entre particulares.

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Como índice de preços o portal WebMotors traz dados atualizados quase em tempo real, como a “Tabela WebMotors”, que serve como indicação do valor médio praticado pelo mercado para cada marca, modelo e versão de automóvel, utilitário ou motocicleta. Dessa forma, o internauta pode comparar os preços dos anúncios do site com os índices da Tabela Fipe, por exemplo, e comparar diversos anúncios de classificados.

O programa de relacionamento gratuito Agenda do Carro tem mais de 670 mil motoristas e 960 oficinas credenciadas no www.webmotors.com.br. Este público cadastra seu veículo de uso – carro ou moto – no site e a quilometragem média que roda por mês. Dessa forma, o internauta recebe gratuitamente informações e dicas para fazer a manutenção preventiva como troca de óleo, verificação da suspensão, freios, embreagem, correias, mangueiras, itens elétricos e de segurança em sua oficina de confiança.

Pioneiro entre os portais de veículos

O WebMotors iniciou suas atividades em 1995, no início da internet brasileira, quando o país contava com pouco mais de 60 mil pessoas conectadas à rede mundial de computadores. Nesta época, começaram a surgir as primeiras versões eletrônicas de jornais e também os primeiros portais em português.

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O site www.webmotors.com.br oferecia classificados online de uma rede de revendedores e concessionários de veículos, além de fotos e um clipping de notícias da área automotiva. O site era funcional e explorava algumas ferramentas da época como os recursos de hipertexto, links para os sites de montadoras e a ferramenta de comunicação entre compradores e vendedores limitava-se basicamente ao e-mail e telefone de contato.

Em 1996 além dos portais AOL e Yahoo! em português, a internet brasileira ganhou novos players como o BOL (Brasil Online) e o Uol e a internet deu um grande salto em audiência fechando o ano com mais de 100 mil internautas. A WebMotors ganhava novas ferramentas de interatividade com seu público e os anúncios também cresciam em cidades fora dos grandes centros, mostrando o grande potencial da Internet no país.

No final da década de 1990 a WebMotors já era referência entre os canais de veículos da internet, com links em diversos sites automotivos e portais.

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Em 2002, o portal foi adquirido pelo Banco ABN AMRO Real e recebeu novos investimentos que tornaram o site mais atrativo e funcional, com ferramentas multimídia. Também deu início a sinergia com A Aymoré Financiamentos, empresa do grupo, que gerou o início de uma parceria de grande sucesso ao oferecer soluções completas entre classificados e oferta de financiamentos com o suporte de um banco.

Em 2006 o portal entra em uma nova fase de mudanças e foi reconhecido como maior facilitador de negócios do setor automotivo do país. Sua audiência média neste ano era 5,5 milhões de usuários únicos, índice que cresceu ano a ano conforme o alcance da internet entre os brasileiros e a diversificação dos serviços oferecidos pelo WebMotors.

A partir dessa fase, o portal ganhou novas ferramentas de comunicação entre compradores e vendedores como o alerta SMS, chat e o vídeo vendas, ferramenta inédita da web no Brasil. Com o patrocínio a eventos esportivos do automobilismo, presença em feiras e diversos eventos, além de investimentos em publicidade, a WebMotors ganhou visibilidade junto ao seu grande público e a audiência superava os sete milhões de usuários únicos mensais.

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No final de 2007, o Banco Real foi adquirido pelo Santander e consigo as operações da Aymoré e da WebMotors passaram por uma fase de mudanças ao longo do ano seguinte. Com a experiência internacional de um dos maiores bancos do mundo, o portal WebMotors recebeu novos investimentos. Com um novo patamar de audiência, fixado em mais de oito milhões de usuários, alcance nacional e o maior estoque de veículos da internet brasileira, a nova parceria mostrava seus primeiros resultados positivos.

Hoje o grande desafio além de manter a posição de liderança é avançar sobre novos públicos que entraram mais recentemente no mercado da internet. De acordo com o Ibope, atualmente 34% dos internautas da WebMotors são mulheres, proporção que vem crescendo de forma contínua anualmente. A classe C, que hoje concentra mais de 90 milhões de brasileiros, ganha espaço no mercado de consumo com especial destaque no segmento automotivo. “Entender o que esse público espera, como pesquisa veículos e faz negociações via internet é um desafio de todas as empresas que atuam no mundo virtual”, completa Daniela Cutlip.

Para facilitar interação com o seu público, a WebMotors também está presente nas redes sociais que são a bola da vez com a internet 2.0. Para interagir em tempo real, a WebMotors mantém um perfil no Twitter (@webmotors) e está presente no Orkut, Facebook e YouTube (www.youtube.com/webmotors).

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