Plataforma baseada no lançamento do Cartão ESSO e no programa de Fidelidade “Pontos” trará diversas vantagens para o consumidor e para a revenda Esso de todo o país

Texto: Imprensa Cosan Combustíveis e Lubrificantes

Com o objetivo de inovar e reforçar o relacionamento com os consumidores da rede Esso, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes lança uma nova plataforma de marketing para toda a revenda. O programa é composto por cinco pilares: Rede Integrada Esso, Portal Rede Esso, Programa Pontos, Cartão Esso e Programa Motivacional, que possibilitarão ao revendedor ampliar as vantagens oferecidas aos clientes dos postos Esso, fidelizando e construindo um relacionamento de longo prazo.

A base desta plataforma está na Rede Integrada Esso. Utilizando um equipamento próprio e com capacidade de processar transações de praticamente todos os cartões de crédito e débito em circulação no país, a rede integrará os mais de 1.700 postos da rede Esso. “A captura das transações e interligação da rede nos possibilitará conhecer, em mais detalhes, o hábito de consumo dos nossos clientes e aquilo que mais os atrai. A partir disso, as possibilidades são inúmeras: desde promoções instantâneas até iniciativas de marketing específicas e direcionadas a determinados segmentos”, explica Leonardo Linden, Vice-presidente de Combustíveis da Cosan Combustíveis e Lubrificantes.

Outro grande diferencial da nova plataforma de marketing é o Portal Rede Esso. Através dele, os revendedores poderão acompanhar todas as notícias integradas para a revenda. Estarão à disposição, com apenas um clique, novas campanhas, promoções, endereços das lojas, localização dos postos de todo Brasil, entre outros. O portal, que poderá ser acessado a partir de 30 de agosto, também terá informações para o consumidor final que, entre outras coisas, poderá trocar seus pontos acumulados no programa “Pontos” por descontos em produtos e serviços.

O Programa “Pontos” é mais um destaque desse conjunto de ações. Trata-se de um programa de fidelidade que reverterá o valor gasto nos postos da rede Esso em pontos que, ao serem acumulados, resultam em descontos. O consumidor faz o cadastro em um posto Esso de sua preferência e automaticamente passa a integrar o Programa “Pontos”, que tem estreia prevista para setembro. A partir deste momento, a cada R$ 1,00 gasto em combustíveis e serviços nas lojas franqueadas Hungry Tiger e Stop & Shop, ele acumula um ponto. O montante poderá ser trocado por descontos especiais em produtos e serviços como viagens, eletrônicos, produtos para casa, carro etc. Entre os parceiros confirmados para esse programa estão Submarino, Americanas.com, Submarino Viagens, Shoptime, Centauro, LG, entre outros.

Outra importante iniciativa é o Cartão Esso que dará desconto na compra de combustível, além de oferecer vantagens para o consumidor como o dobro de pontos no programa de fidelidade. Com data de lançamento prevista para o 4º trimestre de 2010, o cartão poderá ser adquirido em formato nacional ou internacional.

Para completar a plataforma está o Programa Motivacional Você Conquista!, um programa desenhado para reconhecer os melhores postos do país em vendas e serviço ao cliente. Alem de prêmios mensais para as equipes dos postos para incentivar a excelência em atendimento, os revendedores são contemplados com uma viagem inesquecível para um lugar escolhido pela própria rede de revendedores, entre os destinos mais cobiçados do planeta.

“O mercado de revenda de combustíveis mudou, assim como a nossa relação com os consumidores. Esta nova plataforma permitirá a Cosan e aos seus revendedores ter uma relação direta com seus clientes e aplicar iniciativas de marketing que façam sentido a cada um individualmente. Acreditamos que esse é o momento de inovar e por isso investimos em uma plataforma diferenciada que trará ainda mais competitividade para o mercado”, finaliza Linden.

Sobre a Cosan Combustíveis e Lubrificantes

A Cosan Combustíveis e Lubrificantes foi criada em 2008, quando a Cosan, maior grupo sucroenergético do país, concluiu a compra dos ativos da Esso Brasileira de Petróleo. A empresa é responsável pela operação dos ativos de distribuição de combustíveis da Esso, além da produção e distribuição de lubrificantes Mobil no Brasil e possui cerca de 1700 postos de combustíveis em 20 estados brasileiros. Sua criação está alinhada com a história vitoriosa da Cosan e, principalmente, com a visão do Grupo de ser referência mundial em energia limpa e renovável.