/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Gardano sagra-se campeão em Artur Nogueira
Betinho Gardano, de apenas 18 anos, conquistou no último domingo (29) o título do Veloterra Asfalto Zero, na quinta – e última – etapa do campeonato, disputada na cidade de Artur Nogueira (SP). Com um segundo lugar, o piloto sagrou-se campeão pela terceira vez em sua carreira, iniciada há dois anos.
E o título veio nas voltas finais da prova. Seu concorrente mais próximo, Diego Parmira, estava apenas um ponto atrás de Gardano (52 a 51). Bastava então ao competidor de 18 anos terminar a prova à frente de seu adversário. “Na largada o Diego conseguiu sair na frente e caí para o quarto lugar, e ele abriu boa vantagem na liderança”, contou Betinho, que tem patrocínio de Ferramentas Beta, AutoNeg, GP Parts e Sebilosky Preparações.
No meio da corrida, o piloto conquistou o terceiro posto ao ultrapassar Jean Dickson para imprimir um ritmo forte e alcançar os líderes. “Eu estava logo atrás do Gustavo (Beazin) e de repente começamos a nos aproximar do Parmira. Fui no embalo com ele para tentar ultrapassar pelo menos o Diego. Minha preocupação não era com a vitória, mas sim chegar à frente do meu concorrente mais direto pelo título. E eu me perguntava se daria para buscá-lo”, lembrou.
O pai e chefe de equipe de Betinho, Roberto, tentava passar calma ao filho. “Mas quase precisei de um remédio para o coração”, brincou. “Ele foi bem cuidadoso na largada para não se enroscar com ninguém e, com isso, ter de abandonar por causa de um possível acidente. Depois vi que ele estava evoluindo bem, e então eu só avisava que ele estava chegando no Parmira, mas eu também pedia que ele mantivesse a calma”, lembrou Gardano, que nos anos 90 foi chefe de uma equipe de kart que reunia os hoje pilotos de Fórmula 1 Felipe Massa (Ferrari) e Lucas di Grassi (Virgin). “Foi muito sofrido, mas fiquei feliz demais”, assegurou.
“Meu pai me pedia calma, fazia sinal para eu correr com a cabeça depois que eu já estava na frente do Diego”, comentou. Gustavo Beazin venceu a prova com oito segundos de vantagem para Betinho, que cruzou a linha de chegada em segundo, cinco segundos na frente de Parmira.
Foi o primeiro título de Gardano na VX2, para motos com até 250 cm³ de cilindrada. O Campeonato Asfalto Zero é a principal competição de Veloterra do estado, reunindo o maior número de pilotos dentre as categorias estaduais sediadas em São Paulo, e é uma modalidade bem próxima do motocross, que privilegia a habilidade do piloto em um circuito em que não há rampas. Betinho já colecionava dois títulos paulistas na categoria 230.
Sua campanha na atual temporada foi composta por uma vitória em Salto, na penúltima etapa do campeonato, um segundo, um terceiro e um quinto lugares, além de um abandono que o forçou a abdicar de uma prova, por motivo de contusão.
O equipamento utilizado por Betinho é uma Honda CRF 250, e o piloto planeja permanecer na VX2, mas com uma moto nova. “A moto 2011 é bem diferente da que uso hoje, então vamos tentar essa evolução. Agora vou continuar treinando e buscar participar de pelo menos uma etapa do Brasileiro ainda este ano. A preparação começa agora, e vou continuar me dedicando ao máximo”, disse.
