IVECO APRESENTA LITERATA, PRIMEIRO FESTIVAL DE LITERATURA DE SETE LAGOAS

IVECO APRESENTA LITERATA, PRIMEIRO FESTIVAL DE LITERATURA DE SETE LAGOAS


Texto:MM EDITORIAL

A Iveco completa 10 anos de produção da fábrica localizada em Sete Lagoas (MG) em novembro, e já vem preparando diversas ações em comemoração a esta primeira década de instalação na cidade mineira. De 20 a 23 de outubro, a Iveco presenteia Sete Lagoas e região com o primeiro festival de literatura da cidade, a Literata, que acontecerá no Centro Cultural Nhô-Quin Drummond, mais conhecido como Casarão. A Literata conta com a chancela da Iveco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e tem curadoria do jornalista e escritor Jorge Fernando dos Santos, e curadoria local do professor Sérgio Antônio, da UNIFEMM. A realização é da Via Comunicação e da Quarteto Filmes, responsáveis também pelo FELIT – Festival de Literatura de São João del-Rei (MG).

Em sua primeira edição, a Literata homenageia o escritor mineiro Guimarães Rosa, um dos maiores expoentes da literatura da língua portuguesa. Durante quatro dias, o universo do imortal autor de “Grande Sertão: Veredas” será amplamente debatido por estudiosos e renomados autores nacionais, que discutirão também como anda a produção literária brasileira. Na programação, mesas-redondas para debater temas variados sobre literatura e arte, além de espaços para feira de livros, exposições fotográficas, intervenções poéticas, atividades infantis, shows, saraus e palestras.

De acordo com o curador Jorge Fernando, “a Literata tem como proposta a ampliação dos debates para que todos possam participar e compreender a obra de Guimarães Rosa, como também entender o nosso quintal e o planeta em que vivemos a partir das histórias e dos personagens do homenageado”. O evento também pretende abordar as relações da literatura com a música, o teatro e o cinema, bem como a oralidade, o saber popular e a biodiversidade do cerrado mineiro.

Para Marco Piquini, diretor de comunicação da Iveco na América Latina, a Literata é um presente da montadora para a cidade. “Sete Lagoas é a fortaleza da Iveco, e no ano em que completamos uma década de produção na cidade, vamos incentivar ainda mais o desenvolvimento da comunidade em diferentes vertentes, como o cultural. Esperamos que a Literata seja acolhida com muito entusiasmo pelos setelagoanos”, afirma Piquini.

Deixe um comentário