
Texto:Mitsubishi Motors Imprensa
Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, Angra dos Reis recebe a segunda etapa da Mitsubishi Sailing Cup, o primeiro campeonato exclusivo dos veleiros da Classe S40. A competição deve agitar o feriado da Independência na maior marina da América Latina ao reunir brasileiros, argentinos, chilenos e uruguaios para mais seis regatas que prometem muita disputa em busca do primeiro lugar.
Dividida em quatro etapas, a competição teve início na capital carioca em agosto e conta com os nove principais nomes da vela sul-americana, com destaque para a participação do iatista Torben Grael. Considerado o maior esportista olímpico brasileiro de todos os tempos é dele a responsabilidade de comandar o veleiro Mitsubishi/Gol Magia 5 em Angra.
Até o momento, quem lidera o campeonato é o veleiro “Negra”, comandado pelo uruguaio Nicolas Gonzalez. “O S40 é um barco extremamente técnico, em que as disputas se dão ponto a ponto. Buscamos trabalhar com muito foco em cada uma das disputas”, explica o comandante, entusiasmado com a valorização dada aos esportistas da América do sul por meio da Mitsubishi Sailing Cup: “Creio que essa nova competição será um passo enorme para a náutica sul-americana, pois deve despertar muitas outras equipes e maior interesse de patrocinadores. É muito positivo e um grande incentivo”, conclui Gonzalez, que vê seu barco Negra seguido de perto pela embarcação brasileira Mitsubishi/Gol Magia 5, na vice-liderança, e pelos argentinos do Mercenário, ocupando a terceira posição.
Considerada a Fórmula 1 da vela, a classe S40, composta exclusivamente monotipos de oceano de 40 pés , segue uma tendência mundial de classes de um único desenho e pretende ser o embrião do que pode ser o futuro da vela sul-americana no país. Projetado pelo arquiteto naval Javier Soto Acebal, referência no mundo da vela, “Apontada como o futuro do esporte, a categoria S40 começa a conquistar fãs junto aos amantes dos esportes náuticos e promete escrever um novo capítulo da história da vela no Brasil. “
Premiação :O vencedor do campeonato Mitsubishi Sailing Cup 2010 recebera a maior premiação já realizada em uma competição de vela nacional e internacional, um veículo modelo Pajero Dakar 2011.
A cada etapa os três primeiros colocados a tripulação e comandante recebem troféus e medalhas
Nas três primeiras etapas também serão realizadas provas da categoria HPE 25, que reúne monotipos de 25 pés produzidos no Brasil.
As próximas etapas seguem para Ilhabela/SP (01 a 03 de outubro) e Florianópolis/SC (22 a 24 de outubro), onde será conhecido o grande vencedor do campeonato.
Programação Angra dos Reis- MARINA VERLOME
Sábado (04/09)
08:30 – Pesagem dos tripulantes
10:00 – Cerimônia de Abertura e Reunião de Participantes
12h30 – Inicio da regata
18:00 – Canoa de cerveja
Domingo (05/09)
12:00 – Regatas
18:00 – Canoa de cerveja
Segunda-feira (06/09)
13:00 – Regatas
16:00 – Entrega de prêmios da etapa Angra