
Com a Inspeção Veicular, a preocupação do motorista com a manutenção preventiva do automóvel deve ser redobrada. Dentro deste contexto, a Umicore, principal fabricante de catalisador automotivo do País, alerta para os cuidados com o catalisador. “Muitos centros automotivos realizam a pré-inspeção do veículo para verificar, além do catalisador, o sistema de escapamento, as velas de ignição, filtros e outros componentes. É muito importante que os motoristas levem seus carros para essa manutenção, pois é uma das maneiras de garantir que o mesmo estará em boas condições e poderá ser aprovado no momento da Inspeção Veicular”, comenta Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore.
Conforme informações da Controlar em pesquisa feita junto aos motoristas na entrada da Inspeção Veicular, são poucos os que se preocupam em verificar as condições de seu veículo antes de levar seu carro para a Inspeção. Isso resulta nos atuais níveis elevados de reprovação e conseqüente perda de tempo para os motoristas, que terão que passar novamente pela Inspeção após uma manutenção.
Conforme levantamento feito pela CETESB em 2006, 24% dos veículos encontram-se sem catalisadores ou equipados com falsos catalisadores e 13% sem conversão de gases satisfatória, totalizando 37% da frota. “Só isso já justifica uma atenção do motorista para uma verificação prévia de forma a identificar a evitar uma reprovação”, avalia Moreira.
Caso haja a necessidade de troca do catalisador, a dica é o consumidor ficar atento se o produto possui embalagem padronizada com a marca do fabricante, o certificado de garantia e exigir a nota fiscal. Outro ponto importante é que, no mercado de reposição, a tecnologia da Umicore está presente nos catalisadores comercializados pelas marcas Mastra, OG Escapamentos, Scapex e Tuper Escapamentos, ressaltando a qualidade desses produtos.