Em 2008, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu novos critérios para a realização de vistorias de regularização e transferência de veículos automotores. Com o objetivo de atender à demanda proveniente da regulamentação e do aquecimento no comércio de veículos, nasceu a Olho Vivo Vistorias, uma rede de franquias prestadoras de serviços na área de vistorias automotivas.

O mercado de venda automotiva é um dos segmentos que mais crescem no país. Desde 2009, o Brasil se mantém no quinto lugar do ranking mundial de novos emplacamentos, sendo que em 2003 ocupava o décimo lugar. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em agosto de 2010, o setor alcançou a marca recorde de 300 mil veículos vendidos. Houve também uma expansão de 11,4% no número de licenciamentos entre os anos de 2008 e 2009.

Com o aumento constante da frota, a necessidade de empresas aptas a realizar vistorias de qualidade cresce na mesma proporção. Além da obrigatoriedade do procedimento no caso de transferência do bem, muitas avaliações também podem ser feitas apenas em caráter preventivo. São as vistorias para certificação da originalidade dos pontos de identificação do veículo.

Segundo Rodolfo Alves, Diretor Comercial da rede de franquias, a vistoria preventiva permite ao cliente conhecer a procedência do automóvel, evitando prejuízos financeiros futuros e até processos criminais por estar de posse de um veículo adulterado. “Proporcionamos tranquilidade ao cliente, garantindo que ele irá adquirir veículos idôneos, e nos responsabilizamos por essa garantia”, diz Alves.