Foto: Fabio Oliveira
O carioca Duda Pamplona, da equipe Officer ProGP, registrou neste sábado (9) a pole position para a nona etapa da temporada da Stock Car, que será disputada no domingo (10), às 11h00, com transmissão ao vivo do Sportv. A briga pelo primeiro lugar no grid de largada, durante a parte final do treino classificatório, envolveu seis pilotos, entre eles o paulista Luciano Burti, da Itaipava Racing Team. Ele havia feito o melhor tempo na segunda parte da sessão e ficou em sexto lugar – é a terceira vez que larga entre os seis primeiros em 2010.
“Essa é uma pista muito técnica, é questão de encontrar um bom equilíbrio do carro e acertar uma volta e eu achei que o carro ficou até melhor do que eu esperava para a classificação”, contou Luciano Burti. “Na verdade, já estava bom desde ontem. Nosso tempo não era bom, mas sabíamos que podíamos conquistar mais em função da nossa condição de pneus. Mexemos em algumas coisas para hoje e deu certo. É sempre muito bom largar entre os seis primeiros colocados, especialmente aqui em Londrina, que é uma pista de difíceis ultrapassagens”, analisou Luciano Burti.
“Mas a corrida é longa, deve haver um desgaste grande dos pneus, então ainda temos que pensar bem no carro para a prova. Antigamente, era possível poupar o carro, mas atualmente na Stock Car, com o push-to-pass, ficou mais complicado”, revelou o piloto da Itaipava Racing Team. O companheiro dele, o paranaense David Muffato, larga no pelotão intermediário, em 28º. “Acabei cometendo dois errinhos na volta rápida e como houve uma bandeira vermelha pouco antes, não tive tempo de fazer mais nenhuma tentativa”, disse David Muffato.
“O carro estava até bom em termos de equilíbrio, a maior prova é o Luciano (Burti), que foi para a disputa da pole position. Mas agora não tem o que fazer. Vamos largar mais atrás, mas se o carro estiver bom dá para chegar bem na corrida. A minha estratégia é ser agressivo desde o início, acelerar mesmo o tempo inteiro. Inclusive, já decidi que vou trocar os quatro pneus”, acrescentou David Muffato. “Mas o mais importante mesmo é ver o Luciano largando lá na frente e com chances de trazer um bom resultado para a equipe”, concluiu.