Texto: Imprensa Fetranspor
Já é uma tradição do Etransport trazer convidados internacionais que podem dar contribuições importantes ao transporte coletivo brasileiro. Mas nesta 14ª edição, com o advento da Copa 2014 e dos Jogos Rio 2016, a presença de estrangeiros se intensificou nos principais painéis.
É assim na questão dos veículos elétricos e híbridos, de interesse crescente depois dos salões do automóvel de Paris e de São Paulo. O alemão Eberhard Hipp, diretor de tecnologia da VW-MAN, maior fabricante mundial de ônibus e caminhões, e o sueco Edward Jobson, diretor de meio ambiente da Volvo, irão apresentar seus projetos de ônibus híbridos na sexta-feira, dia 12. Em seguida, o colombiano Manuel Olivera, diretor para América Latina da Fundação Clinton, irá presidir uma mesa redonda para discutir as oportunidades do uso de ônibus híbridos no Brasil. Na versão coletiva, eles podem trazer benefícios bem maiores que no transporte individual e alguns modelos estarão expostos na FetransRio, feira de 15 mil m² que ocorre em paralelo ao congresso.
Os painéis sobre os Sistemas Rápidos de Ônibus (BRTs), considerados como uma das melhores soluções de transporte nas grandes cidades, também apresentam especialistas do exterior. O sul africano Wonder Matshiga, diretor de infraestrutura do Rea Vaya, BRT de Joahnnesburgo, fala na quinta-feira, dia 11, sobre a experiência e o legado para o transporte de seu país depois da Copa do Mundo. Na sexta-feira, dia 12, é a vez do colombiano Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, contar como implantou o Transmilenio, considerado o melhor BRT do mundo, e que serve de modelo para os corredores que estão sendo construídos no Rio de Janeiro com vista aos Jogos.
O 14º Etransport e a 8ª FetransRio têm a entrada gratuita. A programação pode ser consultada em www.etransport.com.br. As inscrições podem ser feita no site ou no local. A pré-inscrição pela internet agiliza o ingresso no evento.
Data: 10, 11 e 12 de Novembro
Local: Marina da Glória, Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro/RJ





