Home Outros Depois de Vitória, Scuderia Iveco chega confiante para nona etapa da F-Truck

Depois de Vitória, Scuderia Iveco chega confiante para nona etapa da F-Truck

0
Na última prova em Curitiba, os dois pilotos da Iveco subiram ao pódio
Texto: Imprensa Iveco

Depois da espetacular vitória do piloto Beto Monteiro na última etapa da Fórmula Truck, no Autódromo Velopark, em Porto Alegre, RS, a Scuderia Iveco já desembarcou seus Stralis numerais 88 e 33 no Autódromo Internacional de Curitiba para a penúltima etapa da competição, que acontece no dia 14 de novembro, domingo próximo.

Na última vez em que seus bólidos correram em Curitiba, no ano passado, a Iveco conquistou três marcas históricas. Foi a primeira vez que dois pilotos que correm com caminhão Iveco chegaram juntos no mesmo pódio (Beto Monteiro em terceiro e Fred Marinelli na quinta posição). Além disso, foi a segunda vez consecutiva que Monteiro terminou uma prova em terceiro, o que levou a Iveco a somar o maior número de pontos individuais e no campeonato de marcas.
O piloto Beto Monteiro, numeral 88, tem uma relação muito especial com o Autódromo de Curitiba. Já largou algumas vezes na pole position quando representava outras marcas, deu show sob chuva no ano passado com seu Stralis (largando em quinto e chegando em terceiro) e, para este etapa, espera dar prosseguimento a esta excelente relação pista x piloto. “Tenho bastante intimidade com o traçado da pista e, tecnicamente, nossa equipe de mecânicos deixou o Stralis perfeitamente afinado com os ajustes feitos na etapa anterior, que venci”, destaca Monteiro.
Com 3.707 metros de extensão, o Autódromo de Curitiba é mais que um quilômetro maior que o Autódromo de Porto Alegre, que tem 2.278 metros de pista. De acordo com Marcelo Sakurai, engenheiro da Scuderia Iveco, a equipe está muito motivada com a vitória em Porto Alegre e, especificamente para este circuito, os caminhões Stralis passaram por alguns ajustes na suspensão traseira “para dar maior estabilidade ao conjunto, especialmente para ganhar mais velocidade em curvas mais acentuadas”.
A despeito de ser bem conhecido dos pilotos, o Autódromo Internacinal de Curitiba é um dos mais competitivos do circuito. “É uma pista que exige demais, tanto do piloto quanto do equipamento e sempre pode acontecer a surpresa de uma pancada de chuva para mudar toda história da corrida”, conta Beto Monteiro, o pernambucano que pilota o Stralis 88. “O circuito é longo e extremamente técnico, por isso é complicado fazer qualquer prognóstico, mas certamente nossa equipe está muito bem preparada para tentar repetir aqui e até melhorar o excelente resultado do ano passado nesta pista”, acrescenta Cristiano da Matta, mineiro e o primeiro brasileiro ex-piloto de F-1 a dirigir um caminhão de corrida, que pilota o Stralis 33.
Outro destaque da marca na Fórmula Truck, o Iveco Pace Truck, tem como piloto a modelo e ex-BBB, Mariana Felício. O supercaminhão, modelo Stralis de transmissão automática ZF de quase três metros de altura, sinaliza aos pilotos o momento da largada e entra na pista quando intervenções são necessárias. O Iveco Pace Truck, pintado nas cores vermelho e branco, as mesmas da Scuderia Iveco, possui carenagens especiais e luzes estroboscópicas no teto da cabine.

“Mais uma vez faremos uma grande recepção a nossos pilotos, convidados, clientes e concessionários na área VIP da Iveco. A Fórmula Truck tem sido uma importante ferramenta de relacionamento entre a Iveco e seus clientes”, afirma Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco Latin America.

Os parceiros da Scuderia Iveco

FPT – Fiat Powertrain Technologies. Parte do Grupo Fiat, é uma das maiores produtoras de motores e conjuntos de transmissão do mundo. A FPT fornece motores, partes e componentes de motor e compartilha sua reconhecida expertise tecnológica no desenvolvimento especial dos motores Cursor 13 da Scuderia Iveco.

ZF. Tradicional fabricante mundial de sistemas de transmissão de veículos comerciais, e uma das maiores patrocinadoras da Fórmula Truck brasileira, a ZF fornece para a Scuderia Iveco a caixa de câmbio de seis marchas especial de competição, utilizada pelo caminhão da equipe.

Sada. Parte de um importante grupo econômico mineiro, que inclui concessionárias de veículos, empresas de comunicação (jornais) e serviços gráficos, a Sada é uma das maiores operadoras logísticas do País, especializada no transporte de veículos zero quilômetro.

Case Construction – uma das maiores fabricantes mundiais de máquinas de construção, do Grupo CNH.

Iveco Capital. Realiza o financiamento de floor-plan para a rede de concessionárias da marca e também atua no mercado de CDC para clientes Iveco.
Estão neste time também as empresas OMR Componentes Automotivos e Streparava Componentes Automotivos.

NO COMMENTS

Sair da versão mobile