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Equilíbrio de forças marca o Itaipava GT Brasil em 2010

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Todos os carros das categorias Itaipava GTBR3 e Itaipava GTBR4 venceram corridas neste ano

Texto: Carlos Tupy
Fotos: Fernanda Freixosa

Os fãs da velocidade tiveram um bom motivo para acompanhar o Itaipava GT Brasil em 2010. Até aqui, foram sete etapas marcadas pelo equilíbrio, tanto que todos os modelos inscritos venceram corridas, nas categorias Itaipava GTBR3 e Itaipava GTBR4. A extensa lista conta com Lamborghini Gallardo LP560, Ford GT, Ferrari F430, Audi R8 e Dodge Viper Competition Coupé na Itaipava GTBR3 e Maserati Trofeo, Ginetta G50 e Ferrari Challenge na Itaipava GTBR4.

Em um campeonato envolvendo carros e marcas tão diferentes, um trabalho realizado pela SRO Latin America, organizadora do evento, em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo, tem importância fundamental para garantir estes resultados: o equilíbrio de desempenho. Para o campeão antecipado desta temporada, Matheus Stumpf, todos estão de parabéns pelos resultados alcançados após um ano longo e difícil.

“O começo do ano foi um pouco complicado, alguns carros ainda estavam mais fortes do que outros, mas conforme os organizadores foram trabalhando junto com a CBA conseguiram igualar os desempenhos. Acredito que ambos fizeram um grande trabalho. Em cada prova vemos carros diferentes vencendo e os tempos estão muito parecidos”, comenta Matheus Stumpf, que corre em parceria com Valdeno Brito com um Ford GT.

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Para Marçal Mello, piloto do Ginetta G50, o trabalho precisa continuar. “Durante todo o ano o que vimos foi um tremendo esforço e boa vontade da organização em manter os carros equilibrados, o que é um trabalho difícil. Cada equipe tenta puxar um pouco para o seu lado, por isso acredito que eles têm feito um grande trabalho, que precisa ser melhorado prova por prova”, destaca Marçal Melo.

Para Ivo Sznelwar, diretor técnico do Itaipava GT Brasil e responsável pelo trabalho de equilíbrio de desempenho, o resultado do ano comprova o bom trabalho feito pela organização do campeonato ao lado da CBA. “O trabalho desenvolvido entre a SRO e a CBA trouxe um dos campeonatos mais equilibrados de todos os tempos. Durante o ano, fizemos vários ajustes nos carros e por isso todos venceram”.

“Cada pista exige ajustes diferentes nos carros já que cada um leva vantagem em um tipo de circuito, por isso nosso trabalho não é apenas colocar os carros na pista e ver quem anda mais. É um trabalho difícil, mas acredito que fomos muito bem durante o ano, e os resultados na pista comprovam isso”, comenta Ivo Sznelwar, que anuncia mudanças também para a última etapa. “Vamos dar um pouco mais de velocidade para o Lamborghini”, conta.

A oitava e última etapa da temporada do Itaipava GT Brasil será realizada nos dias 27 e 28 de novembro no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace, em São Paulo. Além dos carros das categorias Itaipava GTBR3, que já têm o campeão definido, e Itaipava GTBR4, com a disputa pelo título ainda em aberto, quem for ao circuito poderá acompanhar também as máquinas do Mundial FIA GT1 e as motos do TNT SuperBike.

QUEM, QUANDO, ONDE

Itaipava GTBR3
Lamborghini Gallardo LP560 – 1ª etapa, Interlagos, Claudio Dahruj/Rafael Daniel
Ferrari F430 – 2ª etapa, Pinhais, Claudio Ricci/Rafael Derani
Ford GT – 3ª etapa, Interlagos, Matheus Stumpf/Valdeno Brito
Audi R8 LMS – 4ª etapa, Rio de Janeiro, Andreas Mattheis/Xandy Negrão
Dodge Viper Competition Coupe – 7ª etapa, Pinhais, Wagner Ebrahim

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Itaipava GTBR4
Maserati Trofeo – 1ª etapa, Interlagos, Renan Guerra
Ferrari Challenge – 3ª etapa, Interlagos, Valter Rossete/Fabio Greco
Ginetta G50 – 4ª etapa, Rio de Janeiro, Marçal Melo/William Freire