Fabricante alemã registra menores perdas no processo produtivo em 2010

Fabricante alemã registra menores perdas no processo produtivo em 2010

Melhorias na produção se deu depois que a Peguform iniciou a implantação do Kaizen, processo de melhoria continua baseado na filosofia japonesa

Texto: Imprensa Peguform

A Peguform obteve, em 2010, uma redução na rejeição por golpe de manuseio na montagem de peças plásticas para a indústria automobilística na sua fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). A melhoria foi registrada depois da implementação do Kaizen, processo integrado de TQC – Total Quality Control (Controle de Qualidade Total) iniciada em janeiro de 2010.

De acordo com Carlos Storniolo, diretor geral da Peguform no Brasil, a padronização dos processos da empresa com o Kaizen garantiu a melhoria do modelo de trabalho em diferentes áreas da fábrica. “O resultado se visualiza no aumento da produção, na qual conseguimos obter um fluxo contínuo, com menores perdas”, comenta.

O Kaizen é um uma metodologia de gerenciamento regida por princípios da filosofia oriental, que se popularizou mundialmente depois da década de 1950. Considerada a base da administração de empresas japonesas, a metodologia busca o aprimoramento constante, integrando processos e buscando resultados efetivos. A ênfase do Kaizen está, justamente, na melhoria dos processos para atingir os melhores resultados – quanto melhor forem os processos internos de uma empresa, mais eficazes serão os resultados.

Para chegar ao resultado esperado no aumento da produtividade e diminuição de perdas, a Peguform também lançou mão de outras metodologias gerenciais, como o Lean Manufacturing e Lean-6Sigma, em conjunto com o Kaizen. “Dessa forma, conseguimos uma definição de processos enxutos e padronizados, garantindo maior produtividade e conseguindo criar um espaço de trabalho mais ergonômico, garantindo um outro resultado, que é a satisfação de nossos colaboradores e clientes”, destaca.

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