GM anuncia expansão do Centro Distribuidor de Peças em Sorocaba

GM anuncia expansão do Centro Distribuidor de Peças em Sorocaba

Investimentos chegam a R$ 15 milhões e obras começam em janeiro de 2011

Texto: Imprensa GM do Brasil

A General Motors do Brasil anunciou oficialmente nesta quarta-feira (24/11/2010), uma nova expansão do Centro Distribuidor de Peças, localizado em Sorocaba (SP) – a 100 quilômetros da capital paulista -, que completou 14 anos de existência no último dia cinco de março.

Os investimentos chegarão a R$ 15 milhões e as obras serão iniciadas já em janeiro de 2011, com término previsto para junho. Com o novo aporte de recursos, o ciclo total de investimentos desde a implantação da unidade, chegará a R$ 150 milhões.

A ampliação inclui a construção de um novo prédio com 9,3 mil m² de área coberta, totalizando 88 mil m². Já no que diz à área descoberta, haverá um aumento de 19,3 mil m². Considerando as áreas coberta e descoberta juntas, estas atingirão 146 mil m².

Marcos Munhoz, diretor geral de Comunicações, Relações Públicas e Governamentais, Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais, Isela Costantini, diretora geral de Pós-Vendas, e outros diretores da empresa, fizeram o anúncio do novo cronograma de expansão ao prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, incluindo benefícios para a região, principalmente na área de geração de empregos.

Segundo eles, a ampliação possibilitará que o atual efetivo de empregados, atualmente de 626 empregados, chegue próximo de 700 até o final de 2011. Para 2012 estima-se que o efetivo possa chegar a 756 empregados, com uma geração de novos 130 empregos nos dois próximos anos. Durante a etapa de obras civis, estima-se a geração de 100 empregos.

“O mercado brasileiro deve fechar o ano de 2010 como o quarto maior do mundo e com um novo recorde histórico anual, pois vive um momento especial de expressivo crescimento – na semana passada, por exemplo, o setor automotivo alcançou a marca de três milhões de veículos vendidos, um mês antes do que ocorreu em 2009 -, e é tudo isto que nos impulsiona à ampliação de nossas atividades nas unidades da empresa no País, incluindo Sorocaba”, destaca Marcos Munhoz, diretor geral de Comunicações, Relações Públicas e Governamentais.

Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais da GM, assinala que a “GM do Brasil se consolida como a ‘GM do Futuro’, investindo em novos produtos, valorizando as pessoas, apoiando as comunidades e respeitando o meio ambiente”. Segundo ele, “a maior prova disso é o fato de a empresa estar investindo mais de R$ 5 bilhões no país até 2012”. E, recentemente, na área ambiental, a GM conquistou o Prêmio Top ambiental ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), destinado às empresas que mais se destacam como o compromisso permanente de preservação do meio ambiente.

O plano qüinqüenal da GM prevê investimentos de mais de R$ 5 bilhões no período de 2008 a 2012, para renovação da linha de veículos Chevrolet, modernização das fábricas e aumento da capacidade produtiva – incluindo a construção de uma nova unidade em Joinville (SC), para a produção de motores e componentes automotivos -, além da nacionalização de peças com fornecedores brasileiros.

Isela Costantini, diretora geral de Pós-Vendas da GM do Brasil, por sua vez, assinala a importância da unidade de Sorocaba, que exerce o papel de um verdadeiro “pulmão”, para suprir a demanda tanto do mercado interno brasileiro como das exportações já feitas regularmente para países como Argentina, Uruguai e Paraguai e também para Chile, Colômbia, Equador e Venezuela, para onde os embarques serão ampliados.

“Estamos nos expandindo para atender o crescimento do setor automobilístico brasileiro, incluindo os novos lançamentos da marca Chevrolet, e também das exportações. O Centro Distribuidor de Peças tem grande responsabilidade em toda esta logística no suprimento, garantindo o atendimento aos clientes por um período de 10 anos, de acordo com a política de nossa empresa”, acrescenta a executiva.

Expansão da unidade de Sorocaba

Inaugurado em cinco de março de 1996, o Centro Distribuidor de Peças é reconhecido internacionalmente no âmbito da General Motors Company, como um centro de excelência na área de logística. Seu sistema operacional é também utilizado pela Austrália e alguns países da Europa.

O Centro Distribuidor de Peças de Sorocaba é moderno e conta, por exemplo, com o sistema ‘Catalyst’ e a leitura por código de barras, que permite um eficiente gerenciamento de estoque em tempo real. Sai uma peça deste estoque e, imediatamente, o inventário é atualizado. Ali as peças são armazenadas, embaladas e distribuídas para o suprimento dos modelos Chevrolet do Brasil e também do exterior.

Quando completou 10 anos de funcionamento, o centro da GM de Sorocaba superou a marca de 300 milhões de peças despachadas, o equivalente a 146 milhões de quilos.

O faturamento bruto da unidade da GM em Sorocaba, atualmente de R$ 1,3 bilhão por ano, pode chegar a R$ 1,6 bilhão, com a maior capacidade e movimentação de peças no local. A estimativa é que a movimentação de 32 milhões de peças por ano passe para 43 milhões, para atender o mercado brasileiro e as exportações, que ocorrem para alguns países das Américas do Sul, Latina e Norte, representando cinco por cento do faturamento da unidade.

Em 2010, para se ter uma idéia dos números do Centro Distribuidor de Peças de Sorocaba, estão sendo movimentados 8.500 caminhões com as peças para os mercados interno e externo. Com a expansão, esse número se ampliará para 11,3 mil caminhões envolvidos no trabalho.

GM une logística com sustentabilidade

A GM do Brasil, que completou 85 anos de atividades no país em 26 de janeiro de 2010, tem conquistado a confiança dos consumidores brasileiros, oferecendo uma linha de 20 modelos diferentes, além de ser a fabricante a disponibilizar a maior linha de veículos ‘flex fuel’ do mercado e também a mais ampla rede de atendimento aos clientes, com quase 600 pontos de vendas e de serviços de assistência técnica.

E a GM tem como fator determinante nestes resultados buscar o desenvolvimento sustentável em todas as suas atividades. Para se ter uma idéia da atuação da GM no campo da sustentabilidade, todas as suas unidades, no Brasil, adotam medidas efetivas de preservação do meio ambiente. Elas destinaram, em 2009, cerca de 700 toneladas de resíduos orgânicos para compostagem. A empresa também reduziu em 51% o uso de energia elétrica e de 62% na utilização de água por veículo produzido. Outro resultado obtido foi de redução de 11% de resíduos não-reciclados.

Especificamente na unidade de Sorocaba, em 2009, 48,8 toneladas de resíduo orgânico foram destinadas à compostagem. Desde 2006, lá já foram reciclados 420 toneladas de metal, 2.500 toneladas de madeira, 90 toneladas de plástico e 960 toneladas de papelão.

Projeto social em Sorocaba

Em Sorocaba, por meio do Instituto General Motors – o braço social da empresa, também é realizado com muito sucesso o programa chamado de “Fábrica de Cabides” – ou ‘Empreendedores do Futuro’ e ainda ‘Jovens Empreendedores’. Por meio dele, os alunos aprendem a constituir e administrar uma empresa, e também como produzir e vender um produto, no caso, cabides para roupas.

Este projeto tem parceria com a ONG Junior Achievement e suporte da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba, a quem cabe a escolha das escolas participantes. Ele é realizado também nas cidades de São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes, todas no interior do estado de São Paulo, e ainda em Gravataí (RS) e Rosario, na Argentina.

O programa oferece a alunos de escolas da rede pública de Sorocaba, entre 14 e 16 anos, a oportunidade de conhecer, na teoria e na prática, como se constitui uma empresa e como é o seu dia-a-dia. Dentro de instalações existentes nas fábricas da GM, os alunos e jovens empresários administram, durante um período médio de quatro meses, uma fábrica de cabides de alumínio para roupas.

Para viabilizá-la, os participantes distribuem-se nas áreas de suprimentos, manufatura, finanças, armazenagem e vendas, cobrindo todas as áreas de uma verdadeira empresa industrial. Além das instalações, maquinários e móveis, a GM também fornece o suporte técnico por meio de conselheiros do programa, o transporte e a alimentação dos estudantes.

A dinâmica do projeto contempla duas turmas anuais, de 25 miniempresários cada, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre de cada ano. Em Sorocaba a iniciativa começou no primeiro semestre de 2008.

Neste município já participaram do programa as seguintes escolas públicas: Escola Municipal Professor Achilles de Almeida, Escola Municipal Professor Flávio de Souza Nogueira e a Escola Municipal Getúlio Vargas, sempre com revezamento de escolas em todos os semestres. Neste segundo semestre de 2010, a escola participante é a Achilles de Almeida. No próximo dia 14 de dezembro de 2010, será realizada a formatura desta turma. Incluindo esta turma o projeto já teve a participação de 150 jovens de Sorocaba.

Parceria com universidades da região

O Centro Distribuidor de Peças da GM possui parceria com as três maiores faculdades da região – Federal de São Carlos (UFSCAR), Uniso e FACEN –, para a realização de intercâmbio entre alunos e funcionários da empresa, com o objetivo de transmitir conhecimento e aprimoramento dos futuros profissionais.

A GM recebe periodicamente os alunos naquela unidade para apresentar as instalações da unidade, oferecer palestras e dinâmicas de grupo que inserem os alunos ao método de fabricação de um carro.

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