Autoglass encerra 2010 com dez novas lojas no Brasil
Texto: Rosângela Longhi
Em 2010 o setor automobilístico apresentou um forte aquecimento nas vendas e esse bom momento foi sentido pela Autoglass, especializada na solução de serviços junto ao mercado segurador na área de vidros automotivos, que abriu dez novas lojas no Brasil entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Goiás. Com isso a empresa totaliza 30 estabelecimentos no Brasil.
Com ampla infraestrutura para atender os clientes, segurados ou não, a Autoglass além de oferecer instalação de vidros automotivos, garante o atendimento para a colocação de película de segurança e controle solar, assim como palhetas, faróis, lanternas, alarmes, tapetes, CD MP3/DVDs, higienização para ar refrigerado, entre outros.
Diante do crescimento, a Autoglass dará continuidade no processo de expansão da rede de lojas próprias em 2011, além de intensificar a participação no mercado, inclusive, despertando o interesse pelo seguro dos vidros automotivos. “A opção por não aderir a um seguro veicular completo, excluindo para-brisa, faróis, lanternas e retrovisores, muitas vezes, pode se tornar um mau negócio, principalmente, porque o valor para incluir esses itens pode ser menor do que o esperado. Um farol, por exemplo, pode custar o mesmo que um para-brisa, mas o custo da cobertura é inferior à cobertura dos vidros na maioria dos modelos”, explica o diretor da Autoglass, Kleber Carreira.
Reciclagem dos vidros automotivos
Adotando uma postura socialmente correta, a Autoglass é a maior defensora da reciclagem dos vidros automotivos, que causam inúmeros danos ao meio ambiente. Segundo pesquisas do Instituto Autoglass nos próximos dez anos, somente o mercado segurador brasileiro, arcará com o custo da substituição de cerca de cinco milhões de para-brisas, grande parte sem uma destinação adequada.
Mas a empresa festeja também uma boa notícia neste aspecto, porque o projeto de lei nº 477/09, elaborado pelo Instituto Autoglass e apresentado pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES) foi aprovado pelo Senado Federal, este ano, e já está na Câmara dos Deputados, aguardando apreciação.
Em síntese, o Projeto 477/09, prevê a obrigatoriedade das empresas que fabricam, importam, comercializam ou instalam vidros automotivos pela coleta e destinação final ambientalmente adequada dos produtos descartados.
“Enquanto aguardamos a aprovação do projeto, é importante dizer que a Autogalss é a única empresa do setor no Brasil que aplica a logística reversa, desde 2005, em todas as suas 30 unidades e 700 pontos de atendimentos, ou seja, todo o vidro trocado é recolhido e enviado para a reciclagem”, destaca Carreira. Atualmente a empresa recolhe 120 toneladas por mês de vidros automotivos, que deixam de ser jogados em aterros sanitários.