Em 2010, o ano de estreia do Racing Festival, as duas mais novas categorias do automobilismo nacional, trouxeram grandes emoções para pilotos, equipes e espectadores de todo o Brasil, reunindo pilotos renomados, novas promessas para as pistas, carros competitivos, equipes de ponta e uma série de atrações para o grande público.
Idealizado pelo piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, o Racing Festival, com o Trofeo Linea e o Fórmula Future Fiat, passou pelos principais autódromos do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina, Curitiba, Brasília e Santa Cruz do Sul -, e foi um grande sucesso a cada corrida. Com suas rodadas duplas e sistema de grid invertido na segunda bateria, o Racing Festival garantiu disputas emocionantes da primeira até a última volta, em todas as etapas, onde o público só conheceu os campeões de cada categoria na 12ª e última etapa do campeonato, dia 12 de dezembro, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, RS.
No Trofeo Linea, Cacá Bueno conquistou o título da temporada inaugural do Trofeo Linea. Foi um desfecho até tranqüilo para o piloto carioca, que desperdiçou a pole na prova de abertura da rodada dupla no circuito gaúcho. Debaixo de muita chuva, em uma prova emocionante e muito disputada, Cacá terminou apenas em 7º e viu o vencedor André Bragantini se transformar em seu único desafiante na batalha final.
Cacá fechou a participação no Trofeo Linea com três vitórias, em doze possíveis, e três poles em seis possíveis. Ele elogiou o campeonato, principalmente para o nível da oposição. “André Bragantini é um monstro com carros de tração dianteira”, reverenciou. “Christian Fittipaldi, Giuliano Losacco, Alceu Feldmann, todos foram adversários valorosos. O campeonato pegou e tenho certeza que vai melhorar ainda mais com a chegada de novos pilotos em 2011”, projetou Cacá.
Já na última etapa do Fórmula Future Fiat o piloto Nicolas Costa, com apenas um ponto de diferença, sagrou-se campeão da categoria. A conquista rendeu a Nicolas a vaga na Ferrari Drivers Academy, o projeto de formação de jovens promessas mantido pela lendária escuderia da Fórmula 1, e a temporada inteiramente paga na Fórmula Abarth italiana em 2011.Entre a vaga na Academia da Ferrari e a temporada paga na F-Abarth italiana, Nicolas não tem receio de escolher o que te deixou mais feliz. “Claro que é entrar na escola da Ferrari, porque a gente quando começa tem esse sonho de um dia andar na Fórmula 1 no carro vermelho. Também me deixa contente saber que daqui para frente eu terei um apoio profissional muito forte e, com certeza, isso vai alavancar a minha carreira. Quero representar bem a nossa categoria que foi muito importante para os pilotos jovens aqui do Brasil. Mas, para falar a verdade, a ficha ainda não caiu. Acho que só vou acreditar mesmo quando estiver vestindo a jaqueta vermelha lá do time de Maranello”, contou o campeão.
Francisco Alfaya e João Jardim lutaram até o fim e o esforço de dois novos talentos do automobilismo brasileiro não foi em vão: eles receberão a oportunidade de testar um carro da Fórmula 3 européia no ano que vem. Em seu ano de estreia, a Fórmula Future Fiat cumpriu o objetivo de dar à garotada majoritariamente saída do kart a primeira experiência com carros de competição e o campeonato refletiu o grande equilíbrio técnico, com nada menos do que oito vencedores diferentes.
O Racing Festival, apresentado pela Fiat e Banco Santander, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.
A classificação final da temporada 2010 do Trofeo Linea:
1) Cacá Bueno – 102 pontos
2) André Bragantini – 78
3) Alceu Feldmann – 72
4) Christian Fittipaldi – 71
5) Giuliano Losacco – 63
6) Serafin Jr. – 57
7) Cesinha Bonilha – 51
8) Popó Bueno e José Cordova – 46
10) Jorge Neto – 40
11) José Vitte – 39
12) Duda Pamplona – 30
13) Ricardo Maurício – 29
14) Clemente Faria Jr. – 25
15) Ulisses Silva e Allam Khodair – 20
17) Thiago Camilo – 1818) Rodrigo Navarro – 13
19) Leonardo Nienkotter – 7
20) Cesar Marrucci e Fabio Carrera – 1
A classificação final da temporada 2010 da Fórmula Future Fiat:
1) Nicolas Costa (RJ) – 116 pontos
2) Francisco Alfaya (RS) – 115
3) João Jardim (SP) – 110
4) Johilton Pavlak (RN) – 97
5) Vini Alvarenga (SP) – 95
6) Felipes Apezzatto (SP) – 78
7) John Louis (PR) – 74
8) Rafael Azrak (SP) – 29
9) Robert Curia (ARG) – 23
10) Raphael Abbate (SP) – 10
11) Luir Miranda (RJ) – 5
12) Fellipe Granzotto (SP) – 4
13) Lucas Russell (ARG) – 1 ponto