Texto: Imprensa Renault
O próprio nome “Fluence” já sugere o estilo deste novo sedã que está sendo lançado pela Renault do Brasil. É dono de um desenho externo com grande predominância de linhas fluidas e musculosas, que ressaltam a harmonia e a imponência do modelo.
O Novo Renault Fluence é um automóvel robusto – sensação reforçada pela elevada linha de cintura e sua musculatura acentuada – e equilibrada – com um porta-malas bem integrado ao design do veículo. Suas dimensões imponentes dão a impressão de se tratar de um veículo de segmento superior.
Exterior harmônico e imponente
De uma ponta a outra dos pára-choques, o Novo Renault Fluence tem 4,62 metros de comprimento, sendo maior, por exemplo, que o Honda Civic, Chevrolet Vectra e Toyota Corolla, que são alguns de seus concorrentes diretos no mercado brasileiro. O novo sedã da Renault também leva vantagem no entre-eixos (distância entre as rodas da frente e as de trás, determinante no espaço interno do veiculo): 2,70 metros, 10 centímetros a mais que o Toyota Corolla.
A parte dianteira do Novo Renault Fluence atrai bastante a atenção, graças, principalmente, à utilização de faróis alongados, com formas predominantemente curvilíneas, que avançam sobre os pára-choques e o capô do motor. Esta peça, aliás, ligeiramente mais curta, ostenta o logotipo da Renault, logo acima da grade frontal, cujos frisos são cromados. O envolvente pára-choque dianteiro ganha terreno sobre os pára-lamas e abrigam os dois faróis de neblina, de contornos arredondados, e uma generosa entrada de ar.
Na lateral do Novo Renault Fluence, destaque para os retrovisores na mesma cor da carroceria – projetados para otimizarem a performance aerodinâmica sem sacrificar o estilo – com luzes indicativas de direção. Ponto para a estética e também para a segurança. A linha da cintura é delineada por um discreto vinco, que percorre desde a dianteira do carro, passando pelas duas portas, contornando a traseira até se encaixar com a tampa do porta-malas, conferindo ao carro um visual harmonioso. Chamam a atenção também os largos frisos instalados na parte inferior das portas e as bonitas rodas de liga leve de 17 polegadas.
A parte traseira do Novo Renault Fluence, por sua vez, é realçada pelo imponente porta-malas, cuja capacidade de carga é de 530 litros, superior a de seus concorrentes diretos. Tudo isso sem perder a harmonia no design. O Honda Civic, por exemplo, leva 340 litros.
Já as lanternas traseiras do Renault Fluence são bicolores e apresentam linhas mais angulares, sendo divididas pela tampa do porta-malas, que abriga a placa de identificação do veículo. A ponteira do escapamento cromada completam o elegante conjunto.
Interior sofisticado e confortável
Com 10 centímetros a mais de distância entre-eixos que o Toyota Corolla, o Novo Renault Fluence acomoda com conforto e comodidade os dois passageiros da frente e mais três pessoas no assento traseiro. Quem fica no meio ainda se beneficia de um detalhe: nessa parte, o banco é ligeiramente recortado para acomodar melhor as pernas do ocupante.
Ao volante, o motorista encontra facilmente a posição de dirigir ideal com os ajustes de altura do banco de 7 cm, o maior do segmento, de altura e de profundidade da coluna de direção.
Além de espaçoso, o interior do Renault Fluence é marcado pelo excelente nível de acabamento. O painel com desenho moderno e atraente é feito com material de alta qualidade, agradável ao toque.
Em termos de ergonomia, o Novo Renault Fluence foi pensado para facilitar a vida do motorista. O volante de três raios oferece ótima empunhadura. Nele, estão instaladas as teclas de controle do regulador e do limitador de velocidade. Já na coluna de direção, atrás do volante, está o comando satélite que controla o sistema de som do Renault Fluence. Tudo para proporcionar ao condutor o máximo de conforto e segurança.
O quadro de instrumentos mescla instrumentos analógicos com mostradores digitais. O conta-giros e o velocímetro são analógicos com aros cromados e iluminados na cor branca com detalhes em amarelo, o que facilita a compreensão instantânea das informações pelo motorista.
Já o computador de bordo digital, instalado à direita no quadro de instrumentos, é multi-funções (hodômetro total e parcial, parâmetros de viagem com consumo de combustível médio e instantâneo, autonomia, distância percorrida, velocidade média e autonomia até a próxima revisão), o que realça a sofisticação do Novo Renault Fluence, além de permitir ao motorista monitorar as condições do veículo, tornando a condução ainda mais agradável e segura.