Marcos Moraes sagrou-se vice-campeão, e Marlon Koerich terminou em quinto lugar entre os melhores do off road nacional
Texto: Imprensa Marcos Moraes
Foto: André Chaco
Marcos Moraes encerrou a temporada 2010 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade como vice-campeão. O piloto da equipe MEM Motorsport/Gillette não completou o Rally dos Amigos, disputado no último sábado (11) na cidade de Itatinga, a 230 quilômetros de São Paulo. Graças ao segundo lugar da dupla formada por Roberto Reijers e Rogério Almeida, a pontuação dos cearenses não foi o suficiente para alcançar Moraes.
Jean Azevedo e Emerson Cavassin foram os campeões com 91 pontos, contra 78 de Marcos. Em 11 etapas, o piloto da MEM Motorsport/Gillette teve dois navegadores diferentes: o experiente Edu Sachs em nove delas, e Flora Moraes nas provas de Avaré (SP) e Itatinga (SP). O campeonato foi composto de 14 corridas, sendo três dentro do Rally dos Sertões, em que Moraes e Sachs não puderam participar por estarem justamente envolvidos na organização do evento. Mesmo assim, conquistou três vitórias (Barretos, Natal e Avaré), uma com Flora na navegação e as outras duas ao lado de Edu.
“Fui muito bem servido de navegadores nesta temporada. O Edu Sachs dispensa apresentações, é um dos melhores do país e é quem desenha o roteiro do Rally dos Sertões. E a Flora começou este ano comigo em Avaré e depois andou também em Itatinga, e demonstrou extrema segurança e confiança”, elogiou.
“O campeonato foi competitivo do início ao fim. Houve uma etapa, em Taubaté, em que tivemos um problema com a bomba de combustível, o que nos custou um bom resultado. Mas logo depois em Santa Catarina, a Território 4×4, que é nossa fornecedora, trabalhou de maneira fantástica e resolveu o problema a tempo. E o carro voltou a ser bom como era antes das dificuldades que enfrentamos no Rally dos Bandeirantes”, descreveu.
A prova- No Rally dos Amigos, a MEM Motorsport/Gillette inscreveu três carros: com Marcos Moraes/Flora Moraes, Marlon Koerich/Deco Muniz e Zé Hélio/Cláudio Corcelli. No entanto, por variados problemas, nenhum deles concluiu os 123,77 quilômetros da prova que encerrou a temporada do fora-de-estrada brasileiro.
“A Flora vinha fazendo uma navegação fantástica, um trabalho excelente. Estávamos no quilômetro 80 da prova quando entrei cedo demais em uma curva bem travada para a esquerda, fechei demais a tangência, o carro subiu no barranco, acertou um toco e acabou virando”, contou Marcos. “Foi de repente, aconteceu muito rápido”, pontuou Flora. “Eu estava bem segura e confiante. Depois do segundo lugar em Avaré, na primeira etapa do Sertões Series, eu queria muito pontuar mais uma vez entre os navegadores. Uma pena que isso não aconteceu desta vez, mas ano que vem tem mais”, falou.
“Estávamos muito bem na prova, uma pena que isso aconteceu. De qualquer forma, o percurso era muito bom e bem difícil. A areia estava bem solta, e essa condição era bem pesada para o nosso carro. Mas são as dificuldades que fazem um rali ser prazeroso – como a sensação de ter encerrado o Campeonato Brasileiro em uma posição tão boa”, afirmou.
Para Marlon Koerich, as dificuldades foram com um pneu furado no quilômetro 50 do percurso. “Havia uma porca espanada e ela simplesmente não saía. Como já vínhamos enfrentando alguns problemas de superaquecimento no motor, decidimos parar por ali mesmo para não comprometer ainda mais o equipamento. Até poderíamos ter continuado, mas o trecho era muito pesado e isso só pioraria a situação do motor”, justificou.
Zé Hélio fez sua reestreia nos carros, mas também não completou o Rally dos Amigos. “Infelizmente não pudemos completar. A alavanca do câmbio quebrou quando estávamos por volta do quilômetro 70, e não tinha como continuar”, disse o pentacampeão dos Sertões nas motos, que havia 13 anos não se sentava em um cockpit de um protótipo de rali.
“Mesmo assim, gostei muito da experiência de voltar a andar de carro depois de tanto tempo”, falou. “O motor do Sherpa é muito forte, tem uma suspensão bem evoluída. Foi muito prazeroso e pretendo fazer mais ralis de carro no ano que vem”, encerrou Zé Hélio, que embarca para a Argentina no dia 28 para disputar o Rally Dakar entre as motos com uma BMW 450.
Motos – Coube a Lucas Moraes a tarefa de completar a prova. O piloto, que compete no motocross e estava havia nove meses sem competir por um problema no quadril, terminou na oitava posição, a menos de cinco minutos do vencedor Juca Bala.
“A prova estava muito legal. Tive um pequeno problema no primeiro abastecimento, porque a minha moto demorou um pouco a pegar, e isso me custou cerca de um minuto. Mas depois consegui recuperar esse tempo. Andei forte, passei várias motos – tinha muita poeira”, disse Lucas, que competiu com uma Kawasaki KLX 450. “Apesar disso, não houve situações de perigo para nenhum piloto. Os trechos estavam muito bem sinalizados, e voltar a competir depois de nove meses me trouxe um prazer que há algum tempo eu não sentia. Foi muito bom para desenferrujar o corpo, e também ganhar algumas bolhas nas mãos”, concluiu.
Confira a classificação final do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade:
Categoria Protótipos T1
PILOTOS:
1-) Jean Azevedo – 91 pontos
2-) Marcos Moraes – 78
3-) Roberto Reijers – 65
4-) José Jorge Sawaya – 33
5-) Marlon Koerich – 31
6-) Richard Vaders – 27
7-) Paulo Henrique Pichini – 26
😎 José Medeiros – 18
9-) Guilherme Spinelli – 17
10-) Riamburgo Ximenes – 15
NAVEGADORES:
1-) Emerson Cavassin – 91
2-) Edu Sachs – 68
3-) Rogério Almeida – 65
4-) André Sawaya – 33
5-) José Antonio Spacassassi – 27
6-) Paulo Coelho Simões – 23
7-) Deco Muniz – 20
😎 Joselito Jr. – 18
9-) Youssef Haddad – 17
10-) Stanger Eler – 15
11-) Maria Flora Moraes – 10